CBBoxe observará jovens atletas nos Campeonatos Brasileiros Cadete e Juvenil

Competição começa neste domingo (Foto: Divulgação/CBBoxe)


O boxe nacional vive uma fase de expectativas, e a Confederação Brasileira de Boxe (CBBoxe) prepara mais uma etapa importante do processo de detecção de talentos. Os Campeonatos Brasileiros Cadete e Juvenil, que acontecem entre os dias 4 e 10 de setembro, no Rafain Palace Hotel & Convention, em Foz de Iguaçu, no Paraná, fazem parte dos trabalhos de garimpo e fomento da nobre arte no país.

Dentre os nomes de destaque da nova geração inscritos para as disputas, estão Thauan Lima da Silva (Carrasco Team, categoria até 71 kg), Deyziane Silva Moreira (Associação Gibi, até 60 kg), Allan Firmiano (Equipe MM Boxe - Rio Claro, 63,5 kg) e Wellington Dantas (Equipe Galla Fight, 63,5 kg).

Eles serão observados de perto por lutadores mais experientes, como Ricardo Cândido (Oliveira Brother, 80 kg), Herbert Conceição (Cyber Team Boxe, 63 kg) e Alisson Peixoto (Darlison Leão/Antônio Team, 71 kg), em uma troca de experiências que pretende servir de estímulo na preparação para os principais campeonatos do calendário.

"Além de fomentar o esporte no nosso país, os Brasileiros Juvenil e Cadete têm também a importância de analisar e descobrir novos atletas que irão representar o Brasil da melhor forma em competições internacionais. Estamos muito confiantes no desenvolvimento do esporte no Brasil", disse o técnico Adailton Gonçalves, que é um dos assistentes de Mateus Alves, treinador chefe da Seleção Brasileira de Boxe.

Na categoria Cadete, somente poderão participar atletas nascidos entre os anos de 2006 e 2007. Já no Juvenil, a participação é exclusiva para atletas nascidos entre 2004 e 2005.

Após o sucesso do Campeonato Brasileiro Elite, que aconteceu em julho, no Parque Olímpico da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, Adailton não esconde a expectativa para o evento com os mais jovens.

"O Campeonato Brasileiro atualmente tem uma grande estrutura a nível internacional. O Brasileiro Elite deixou uma grande impressão, e todos ficaram impressionados com o profissionalismo do evento. Para o Cadete e Juvenil, estamos esperando mais uma grande atuação dos atletas, que terão a oportunidade de mostrar suas habilidades", afirmou o treinador.

Para animar os jovens, haverá ainda um desafio entre Brasil e Argentina, com 13 lutas, com a presença de atletas da Seleção Brasileira principal. Entre os convidados especiais, estará o medalhista olímpico Abner Teixeira, bronze em Tóquio 2020, na categoria até 91 kg.

Outros destaques da equipe adulta, como Caroline Almeida (50kg), Jucielen Romeu (57kg), Wanderson Oliveira (71kg) e Keno Machado (92kg), também estão confirmados. Bia Ferreira (60kg), medalhista de prata em Tóquio 2020, ganhou um período de descanso e não vai lutar.

"É uma nova estrutura de eventos da CBBoxe de primeiro mundo, no mesmo nível de eventos internacionais. É fundamental haver eventos de base, pois isso fomenta o surgimento de atletas para a equipe adulta", declarou Mateus Alves.