Bundesliga: o que esperar da temporada 2022/23 do Campeonato Alemão


A temporada 2022/23 da Bundesliga, o Campeonato Alemão de futebol, segue agitada, com emoções em todas as rodadas. E a partir deste fim de semana, o LANCE! vai mostrar um jogo por rodada da competição. Veja a seguir o que esperar até o fim da competição.


+ AO VIVO E DE GRAÇA: LANCE! vai transmitir ao vivo e de graça jogos da Bundesliga a partir deste sábado. Confira todas as informações sobre o torneio e transmissão aqui.

SURPRESAS NA TEMPORADA
​Após as seis primeiras rodadas, o Union Berlin é o líder isolado do Campeonato Alemão com 14 pontos somados, sendo quatro vitórias e dois empates. Enquanto isso, o Freiburg ocupa a 2ª colocação da Bundesliga.

+ Veja a tabela do Campeonato Alemão

Já o Bayern de Munique, grande força da Alemanha por conta de seu enorme poderio econômico e elenco recheado de astros, vem encontrando dificuldades em 2022/2023. A equipe se encontra apenas no 3º lugar após três vitórias e três empates.

Devido ao desempenho abaixo do esperado, Sadio Mané, principal contratação do clube bávaro nesta janela de transferências, vem sendo criticado pela imprensa local. Além disso, o técnico Julian Nagelsmann começa a ser alvo de questionamento pelos jogadores.

Dortmund e RB Leipzig, clubes que tem ganhado cada vez mais protagonismo no cenário europeu, também não fazem um grande início de temporada. A equipe aurinegra está empatada em número de pontos com o Bayern de Munique.

Já o RB Leipzig, que chegou a ser semifinalista de Champions League em 2020, não tem um bom início. A equipe do recém contratado Marco Rose vem de uma grande vitória sobre o Dortmund por 3 a 0, mas ocupa apenas a 10ª colocação na classificação.

Thomas Müller e Sadio Mané - Bayern de Munique
Thomas Müller e Sadio Mané - Bayern de Munique

Müller e Mané são astros do ataque do Bayern de Munique (Foto: CHRISTOF STACHE / AFP)

GRANDES CRAQUES
​Na atual edição do Campeonato Alemão, a Bundesliga conta com a presença de quatro nomes que são candidatos na disputa da Bola de Ouro. O principal astro da competição é Sadio Mané, contratado pelo Bayern junto ao Liverpool.

Além do atacante, os bávaros também contam com o meia Joshua Kimmich, enquanto o RB Leipzig é representado por Christopher Nkunku e o Dortmund conta com a presença de Haller. Por conta de uma leucemia, este último ainda não estreou na Bundesliga, embora seja o principal reforço da equipe de Terzic no ano.

Mas para além dos nomes consagrados, a Bundesliga também conta com uma quantidade grande de jovens talentosos. Muitos deles já são protagonistas de suas equipes, enquanto outros estão na mira de clubes gigantes da La Liga e Premier League.

Há 11 atletas que atuam na Bundesliga e que estão na lista de 60 candidatos para a conquista do Golden Boy, prêmio concedido ao melhor jogador jovem do mundo. Em 2020, Erling Haaland, até então no Dortmund, faturou o troféu.

O Borussia Dortmund é o grande representante com quatro nomes, sendo o de Jude Bellingham um dos favoritos a vencer o prêmio. O clube também conta com Karim Adeyemi, contratado nesta janela, Moukoko e Gio Reyna, grande nome dos Estados Unidos.

Já o Bayern de Munique conta com Jamal Musiala, meia da Alemanha, e dois jogadores contratados nesta temporada: o meia Gravenberch e o centroavante Mathys Tel, substituto de Robert Lewandowski após a saída do polonês para o Barcelona.

O Bayer Leverkusen tem dois atletas concorrendo ao Golden Boy: o equatoriano Piero Hincapié e o atacante Hlozek. O RB Leipzig conta do o defensor Josko Gvardiol, enquanto o Frankfurt tem no elenco o ponta Ansgar Knauff.

Borussia Dortmund x Hoffenheim - Jude Bellingham
Borussia Dortmund x Hoffenheim - Jude Bellingham

Bellingham é o dono do meio-campo do Borussia Dortmund (Foto: UWE KRAFT / AFP)

CLÁSSICOS IMPORTANTES
Na Alemanha, o maior clássico do país é o duelo entre Dortmund e Schalke 04, que acontece neste sábado. O confronto volta a ser disputado nesta temporada, uma vez que o Schalke 04 disputou a segunda divisão do país no ano passado.

O jogo entre Bayern de Munique e Dortmund também ganhou muita importância nos últimos anos por serem as equipes que disputam o título da Bundesliga a cada temporada. Inclusiva, os times realizaram uma decisão de Champions League na década passada.

O confronto entre Colônia e Borussia Monchengladbach também é uma das principais partidas do país. Conhecido como Clássico do Reno, o derby entre as equipes de cidades vizinhas começou na década de 1960.