Brasileirão: Flamengo 'troca pontos' e, em 10 rodadas, não consegue diminuir distância para o Palmeiras

Flamengo segue em sua luta dentro do Campeonato Brasileiro (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)


Os empates seguidos contra Goiás e Ceará, pelo Brasileirão, podem dar a sensação de que o Flamengo desperdiçou a oportunidade de diminuir a distância para o líder Palmeiras. Fazendo um recorte das últimas 10 rodadas, vê-se que, com aproveitamentos idênticos, a diferença entre os times de Dorival Júnior e Abel Ferreira é a mesma.

ATUAÇÕES: Flamengo peca em criatividade em empate com o Goiás

Flamengo e Palmeiras - que empataram em 1 a 1 pela 23ª rodada - somaram 24 dos 30 últimos pontos possíveis, com sete vitórias e três empates. São os times de melhores aproveitamentos neste recorte, com 80%. Levando em consideração as sete rodadas do returno, as equipes estão ao lado do Fortaleza, com 15 de 21 pontos, ficando atrás do Internacional, que somou 16 e assumiu o segundo lugar.

Com cada vez menos rodadas para tirar a diferença do Palmeiras, diretoria, comissão técnica e jogadores seguem com o discurso de que brigarão pelo título do Brasileirão enquanto houver chances matemáticas. Contudo, o momento é de olhar também para a briga pelas primeiras posições, uma vez que o Inter foi aos 46 pontos e o Fluminense, próximo adversário, é o quarto com os mesmos 45.

Além disso, a situação na Série A leva mais responsabilidade para o time de Dorival Júnior nas Copas. Na Libertadores, o Flamengo já garantiu a classificação para a decisão única, no dia 29 de outubro, contra o Athletico, em Guayaquil, no Equador. Na Copa do Brasil, o Rubro-Negro recebe o São Paulo nesta quarta, no Maracanã, a fim de confirmar a vaga na final após vencer a ida por 3 a 1 no Morumbi.