Brasil realiza primeira partida de futebol americano sub-12 da história

Marcelo Melo/Divulgação


O futebol americano é uma realidade no Brasil e para exemplificar esse crescimento, no último final de semana, foi realizada a primeira partida sub-12 da história do país. O atual campeão Carioca, Rio Football Academy (RFA) promoveu um amistoso entre a Escola Americana do Rio de Janeiro e a Rio International School, no clube do Zico.

A partida serviu como abertura para a partida sub-20 entre RFA e Coritiba Crocodiles. O duelo foi vencido pela EARJ, por 13 a 0, com um retorno de fumble de Enzo para touchdown e um passe do quarterback Miguel para João David, conhecido também como “JD”. O amistoso foi acompanhado por cerca de 300 pessoas, conforme informações dos organizadores.

De acordo com Patrick Dutton, CEO do RFA, a equipe possui um projeto de, aproximadamente, oito anos que ensina futebol americano. Há um ano, a iniciativa foi ampliada e passou a integrar três escolas do Rio de Janeiro. Desta forma, o RFA promove o esporte para crianças a partir dos cinco anos, que praticam a modalidade totalmente equipadas.

“A ideia surgiu de duas escolas americanas que tinham o desejo de trazer a cultura do esporte para o Brasil: a Escola Americana do Rio de Janeiro (EARJ) e a Rio International School). Em fevereiro, quando as aulas começaram, elaboramos um planejamento para ter esse amistoso em junho”, explicou.

Patrick Dutton destacou ainda como foi a evolução da criançada com os ensinamentos de uma nova modalidade esportiva.

“Foi incrível como a gente foi se surpreendendo treino após treino com a facilidade de absorção das técnicas pelas crianças, o que garante que quanto mais cedo o esporte for ensinado, mais fácil é criar memória muscular sobre os fundamentos e obter sucesso no futuro”, comenta.

O QB da Rio International School Leonardo Hinrichsen enalteceu a iniciativa apesar de ter sido derrotado no amistoso. “Eu achei que foi uma experiência incrível. Treinei com pessoas da minha idade, pessoas diferentes, me senti preparado para o jogo, mas o resultado não saiu como queria. Estou muito ansioso para a próxima partida e não vejo a hora de ganhar”, informou.

Na partida sub-20, o RFA venceu o Coritiba Crocodiles por 28 a 6.

Conheça aqui mais informações sobre o RFA.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos