Brasil, centro mundial do Beach Tennis, realiza o maior torneio da temporada

Crédito: Marcelo Zambrana / Sand Series Decathlon


O Brasil é hoje o centro mundial de uma modalidade que já se transformou em verdadeira "febre" pelo mundo. O Beach Tennis vem ganhando praticantes ano a ano, apontado como o esporte que mais cresce no planeta.

Aqui no país, arenas, campeonatos, praticantes e fãs estão, cada vez mais, espalhados por centenas de cidades. Das 2 milhões de pessoas que jogam no mundo, o Brasil soma 800 mil. E a partir desta quarta-feira (15) e até domingo (19), o país realiza o maior torneio da temporada 2022, o ITF Sand Series Decathlon Brasília Classic’22. Dezessete países, os melhores jogadores do mundo, muita disputa e várias atrações, transformando Brasília (DF) na capital mundial do Beach Tennis neste feriado prolongado de Corpus Christi, com uma praia montada a milhares de quilômetros do mar, na área externa da Arena BRB Mané Garrincha.

Um levantamento dos números dos torneios oficiais da Federação Internacional de Tênis (ITF) ao redor do planeta aponta para um crescimento de mais de 2.000% do Beach Tennis desde 2008. Crescimento em que o Brasil aparece com destaque. Em 2022, o circuito mundial terá 71 torneios, sendo 20 deles no País. Dos 11 maiores campeonatos da temporada, 6 serão no Brasil. A premiação total do circuito será de 753 mil dólares e o País vai distribuir metade deste valor, 380 mil dólares, sendo 55 mil dólares na competição desta semana no Distrito Federal.

Esta será a segunda edição do evento em Brasília que, depois do sucesso de 2021, eleita a melhor competição do ano pela ITF, volta à capital do País ainda mais forte, distribuindo a maior pontuação e a maior premiação da temporada. E será realizado em uma arena de 10.000 m², com 11 quadras. Duas delas terão arquibancada. Uma para 500 pessoas e outra uma superquadra para 2.000 pessoas.

Qualifying começa com 38 - A movimentação já começou nesta quarta-feira (15), com 38 jogos do qualifying ao longo do dia. E a partir desta quinta-feira (16) e até domingo (19), estão programadas as disputas da chave principal, definindo os campeões de duplas masculinas, femininas e mistas. A chave profissional reunirá 120 jogadores, dos 17 países, incluindo o quali. Estarão presentes também na arena 400 jogadores nas chaves amadoras, vindos de diversos estados brasileiros.

O World Tour Sand Series Classic engloba as competições mais importantes e com maior premiação do Beach Tennis, como os Grand Slams do tênis. Em 2021, o evento na capital federal foi sucesso de público e crítica, considerado o mais bem avaliado do circuito mundial. Este ano, mais do que um torneio, quer ser uma plataforma de experiências, com atendimento personalizado e áreas para o público como Praça de Alimentação com diversas opções, muro de escalada, miniquadra de Beach Tennis, ações de ativações com diversos brindes, Boulevard com grandes marcas e apresentações musicais.

Favoritos - A chave principal, tanto no masculino como no feminino, conta com 24 duplas pré-classificadas, mais quatro que serão definidas no quali, além de quatro parcerias convidadas da organização. O espanhol Antonio Miguel Gomes Viera e as italianas Giulia Gasparri e Ninny Valentini, líderes do ranking mundial, estarão em Brasília. Viera terá ao seu lado o italiano Michele Cappelletti, quarto no ranking, parceiro técnico da Decathlon. E Gasparri e Valentini jogarão como dupla número 1 do mundo. Já o italiano Mattia Spoto, dois do ranking, volta ao País, novamente ao lado do francês Nicolas Gianotti (5), com a parceria buscando o bicampeonato. Quem chega forte também para o torneio é outra dupla da Itália: Nicole Nobile e Sofia Cimatti, números 3 e 6 do ranking.

Os melhores brasileiros disputam o torneio. No feminino, Marcela Vita e Vitória Marchezini, oitavas colocadas no ranking, entram em quadra para defender o título conquistado pela dupla no ano passado. Rafa Miiller, atual número 4 do mundo, jogará com a venezuelana Patty Diaz (5), ambas parceiras técnicas da Decathlon. No masculino, André Baran, sétimo do mundo, terá ao seu lado Nikita Burmakin, da Rússia, número três do ranking. E Allan Oliveira (9º) formará dupla brasileira com Thales Santos (11º). Já Vini Font (13º) estará jogando com o italiano Marco Garavini (17º).

As favoritas italianas Giulia e Ninny chegam a Brasília como campeãs. No domingo (12) conquistaram o título do ITF BT 400 de Uberlândia (MG), torneio que teve como vice-campeãs Rafa e Patty. No masculino, quem entra em quadra motivada pela conquista é a dupla Viera e Cappelletti, campeã na cidade mineira vencendo o brasileiro Baran e o russo Burmakin.

“O ITF Sand Series Decathlon está de volta a Brasília. A expectativa é muito grande, com a presença de grandes nomes do esporte de 17 países. E quem estiver acompanhando na arena, além de jogos de alto nível, contará com uma infraestrutura completa para seu momento de lazer no feriado prolongado", afirma Bruno Ferreira, diretor do torneio.

Uma das principais novidades para este ano é a parceria do torneio com a Decathlon, maior loja de artigos esportivos no mundo, que chega ao evento com a marca própria Sandever, especializada em Beach Tennis. A empresa marcará presença na competição desde a bola oficial até as raquetes e redes. Todos os produtos foram desenvolvidos por praticantes e em parceria com atletas internacionais para garantir a melhor qualidade técnica e prazer na prática do esporte.

Ingressos à venda - Os ingressos estão à venda, com preços a partir de R$ 30,00. São quatro opções: Groundpass, Espaço Classic, Camarote C e Camarote B. E é possível comprar pacotes para os quatro dias do evento - de quinta-feira a domingo. Nesta quarta-feira, qualifying, a entrada é gratuita.

Maiores informações estão no link https://www.bilheteriadigital.com/itf-sand-series-2022-brasilia-16-de-junho, onde é feita a compra dos ingressos.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos