Boxeador medalhista de ouro olímpico e campeão mundial deixa Cuba

Andy Cruz conquistou uma das medalhas de ouro de Cuba nas Olimpíadas de Tóquio. Foto: Ou Dongqu/Xinhua via Getty Images
Andy Cruz conquistou uma das medalhas de ouro de Cuba nas Olimpíadas de Tóquio. Foto: Ou Dongqu/Xinhua via Getty Images

O medalhista de ouro olímpico e campeão mundial de boxe Andy Cruz deixou Cuba antes do torneio de Playa Girón, o mais importante da modalidade no país, informou a mídia local nesta segunda-feira (20).

A notícia começou a circular no domingo passado na imprensa independente cubana. Nesta segunda-feira, o presidente da Federação Cubana de Boxe, Alberto Puig de la Barca, limitou-se a apontar que o boxeador não estava na cidade oriental de Camagüey, sede do evento que começou no mesmo dia.

Leia também:

"(Cruz) esteve ausente dos últimos dias de treino da seleção nacional e não viajou para Camagüey ", disse Puig de la Barca ao jornal esportivo oficial Jit.

O campeão olímpico de 26 anos não fez parte do cartaz da equipe Domadores que estreou no boxe profissional em 20 de maio na cidade mexicana de Aguascalientes.

Em uma breve mensagem em sua conta no Twitter, Cruz relatou que “às vezes você tem que tomar decisões que algumas pessoas não vão gostar”. E acrescentou que tomou a decisão de agradar "a ninguém além de mim e minha família".

Em sua última publicação na referida rede social, ele deixou uma mensagem mais do que enigmática junto com uma imagem dele fazendo o gesto de ordenar o silêncio: " O silêncio vale ouro. O furacão está chegando".

Em 6 de junho, a imprensa oficial da ilha destacou que o multicampeão se preparava em Havana com os olhos postos no torneio de Playa Girón.

Cruz garantiu a Jit na época que seu treinamento era para "mostrar ao mundo e mostrar a mim mesmo que estamos preparados para qualquer tipo de evento".

Em seu recorde, destaca-se um primeiro lugar nos Jogos Pan-Americanos de Toronto em 2015 e em Lima em 2019; medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 - realizados em 2021 devido à pandemia - e no Campeonato Mundial de Boxe de Belgrado, também em 2021.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos