Botafogo reforça setor de scouting e anuncia novo coordenador de captação


O Botafogo segue investindo na área de scouting e mapeamento de mercado. O clube anunciou, na noite desta quarta-feira, a contratação de Everson Rocha, que chega para assumir a função de coordenador de captação.

+ Auxiliar do Botafogo assiste jogo do Boca Juniors na Bombonera e empolga torcida

- O Botafogo pretende reforçar e ampliar a sua captação de atletas para as categorias de base. Vamos competir e ser muito agressivos no Estado do Rio de Janeiro e intensificar o mapeamento de atletas jovens no Brasil. O Clube precisa crescer de maneira organizada e estruturada nesse setor de grande importância dentro da SAF. Como projeto de curto prazo, estaremos monitorando e mapeando as principais escolas, academias, campeonatos e jogos no Rio de Janeiro - destacou Alessandro Brito, head scout do Glorioso, ao site oficial.

Everson vai trabalhar em conjunto com Raphael Rezende e Brunno Noce, também da área de mercado e scouting, e atrelado aos funcionários da análise de futebol do Alvinegro - Alfie Assis e Henrique Simões.

- John Textor tem uma visão muito aberta sobre o departamento de dados, scout e análises. Isso contribui demais com o nosso dia a dia. Estamos construindo algo muito diferente na América do Sul. Vamos implementar um departamento de informação, para trabalhar com uma plataforma multiclubes, inserindo material (ou conteúdo) sobre os atletas em uma database para o Botafogo - completou.

+ Paulinho no Botafogo? L! explica movimentações do clube no mercado em podcast; ouça!

- O primeiro passo na nossa chegada foi focar na primeira e segunda janelas de 2022: apoiar John, Castro e Mazzuco com informações e prospecções de atletas. Após as contratações realizadas, criamos o nosso banco de dados. Utilizamos algumas ferramentas para análise, mas investimos também nas observações in loco. Nossos profissionais estão rodando o Rio, o país e a América com a apuração 'in loco', que traz uma sensibilidade além das ferramentas - finalizou Alessandro Brito.

Everson tem passagens por Athletico Paranaense, Coritiba e Santos - o destaque foi pelo Furacão, pode onde ficou por quase 15 anos somados em duas passagens.

- Essa estruturação é fundamental para que o Botafogo se afirme cada vez mais como um Clube proativo no mercado, seja no profissional ou nas demais categorias. Um avanço considerável em pessoas e processos com o objetivo de gerar informação em escala global, alimentando o projeto da Eagle Holding como um todo - avaliou Raphael Rezende.