Bola de Ouro cria o Prêmio Sócrates para projetos sociais

A cerimônia da Bola de Ouro 2022, prevista para 17 de outubro, terá uma nova premiação para atletas do futebol comprometidos com projetos sociais e de caridade, o 'Prêmio Sócrates', que recebeu o nome em homenagem ao jogador brasileiro falecido em 2011.

"O Prêmio Sócrates permitirá identificar as melhores ações solidárias realizadas por campeões e campeãs comprometidos", afirma um comunicado da revista France Football, que entrega a Bola de Ouro.

O prêmio vai reconhecer iniciativas a favor da inserção social, do desenvolvimento do meio ambiente ou da ajuda a populações em grande precariedade ou vítimas de conflitos, como por exemplo a mobilização em 2020 liderada pelo atacante inglês Marcus Rashford a favor de famílias britânicas desfavorecidas.

O nome de Sócrates foi escolhido pela France Football devido ao compromisso do brasileiro com a "democracia corintiana": em plena ditadura militar no Brasil, nos anos 1980, o Corinthians decidiu submeter ao voto dos jogadores e funcionários todas as decisões do clube.

O novo prêmio será definido por um júri que terá a participação de Raí, ídolo do PSG e campeão mundial com a seleção brasileira em 1994, irmão mais novo de Sócrates, e pelos diretores da organização Peace and Sport, que reúne projetos de desenvolvimento e pacificação por meio do esporte.

"Sócrates sempre acreditou no poder de mobilização e da transformação por meio do esporte, para tornar a sociedade mais igualitária. Ele demonstrou isso como jogador com seu combate pela redemocratização do Brasil durante a experiência revolucionária da democracia corintiana", afirmou Raí, citado no comunicado.

"Onze anos após sua morte, ele continua sendo o símbolo do campeão comprometido com um mundo mais justo", acrescentou

O novo troféu completa a cerimônia da Bola de Ouro, que acontecerá em 17 de outubro no Teatro Chatelet de Paris.

Além do Troféu Kopa para o melhor jogador jovem, o Troféu Yashin para o melhor goleiro e o Troféo Gerd Müller para o principal artilheiro da temporada, também serão entregues o Prêmio Sócrates e as Bolas de Ouro para melhor jogador e e melhor jogadora da temporada 2021-2022.

jed/eba/dam/psr/zm/mas/fp