Por que a areia não gruda nos jogadores do vôlei de praia?

Fernando Santos
Visão Global

Por Chris Chase, especial para o Yahoo! Esportes*

Olhe atentamente para a foto acima (clique aqui para ver em tamanho maior). O que você nota? Melhor ainda, o que você não vê na foto?

Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

Misty May-Treanor e Kerri Walsh Jennings estão estateladas na areia, uma posição na qual se veem por mais de uma dúzia de vezes por partida. Elas estão rodeadas do material da superfície do esporte que praticam. Mas, olhe para as pernas de Kerri. Dê uma olhada nos braços de Misty e um olhar mais cuidadoso nos pés dela. Não há areia em nenhum lugar.

Eu vou à praia, cuidadosamente me sento em uma cadeira e, de alguma maneira, fico com areia nos braços, atrás dos joelhos e em meu pescoço. Ainda entram grãos em qualquer espacinho do meu iPhone e entre as páginas dos livros que ainda nem abri. Posso ficar 3 minutos lavando meus pés e tornozelos nos chuveiros na praia e continuo com a aparência do Lawrence da Arábia. Volto da praia e ainda tem areia nas chaves do meu carro três semanas depois. E Deus te proíba de suar na praia: a areia gruda no suor como se tivesse supercola.

No entanto, de alguma maneira, jogadores de vôlei de praia, que mergulham a cabeça na areia, ficam limpos? Note no próximo jogo que você assistir em Londres. É um mistério. Se não te falassem, você poderia pensar que a quadra tem uma espécie de efeito especial e eles estão jogando na frente de uma tela verde.

Como os jogadores do vôlei de praia fazem para evitar bilhões de grãos de areia das quadras? Eles conseguem porque não é a mesma areia que fica entre seus dedos do pé quando você vai à praia nas férias.

A areia usada nos torneios é rigidamente regulamentada pela Federação Internacional de Vôlei. Não existem pedrinhas ou pedaços de conchas, o que garante uma areia fininha. Por que não gruda? Porque é feita para não grudar!

Nem tudo é perfeito, claro, e a areia acha um jeito de ficar na roupa e em cima da pele. Por isso alguns atletas usam uma toalha especial para se limparem nos intervalos.

Areia que não gruda. Isso soa maravilhoso. Nas próximas férias, vou tomar sol em uma quadra de vôlei de praia!

* Texto adaptado por Fernando Figueiredo Mello

Leia também