“Prêmio Craque Brasileirão” tem recado de diretor da Globo, discursos de políticos e momentos bem bregas

Rogerio Jovaneli
TV Esporte Blog

A festa oficial da CBF-Globo, o chamado "Prêmio Craque Brasileirão", exibida pelo SporTV, canal fechado da Globosat, na noite desta segunda, para celebrar os destaques da temporada 2012 do futebol no país, foi um verdadeiro palanque para cartolas e políticos. Eles apareceram até mais do que os personagens do campo no evento realizado em São Paulo.

Logo de cara, falou o presidente da Confederação Brasileira de Futebol, José Maria Marin, que homenageou o presidente da Federação Paulista de Futebol e vice da CBF, Marco Polo Del Nero. Também houve farta presença de presidentes de federações estaduais, políticos, como o ex-ministro do Esporte e atual governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, que apareceu bastante, a exemplo do governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (ambos, na foto acima, à direita de Marin, ao centro, segurando a taça, e de Del Nero, à esquerda).

Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

No entanto, entre todos aqueles personagens extra-campo, quem mais chamou atenção, não só por aparecer bastante, mas pelo que falou foi Marcelo Campos Pinto, diretor da Globo Esporte, empresa que cuida da aquisição de eventos esportivos para a emissora carioca.

Em longo discurso, num tom bem crítico e quase que no papel de quem dita as regras no futebol brasileiro, ele disse a todos os presentes tudo o que espera, em nome da Globo/Globosat, em termos de organização do esporte no país. Confira o recado do executivo da Globo:

"Peço licença para fazer uma breve reflexão sobre o momento do futebol brasileiro. Precisamos aproveitar essa oportunidade [proximidade da Copa] para juntos, CBF, federações, clubes, parceiros televisivos e investidores comerciais que patrocinam as camisas dos clubes e que compram outros produtos fazermos com que a organização do espetáculo no campo nada deixe a desejar às ligas europeias, dentre as quais a Premier League Inglesa, que constitui o melhor exemplo".

E prosseguiu: "na semana passada, participei de um painel de debates na Soccerex (feira de futebol, realizada no Rio de Janeiro) em que se discutiu o futuro do futebol nas diversas plataformas de distribuição dos sons e imagens dos jogos e um dos palestrantes me perguntou por que o futebol brasileiro não é tão organizado e planejado quanto o europeu, ressaltando que nossos gramados não têm qualidade uniforme e que o campo é 'poluído' pela presença de dezenas de pessoas que não integram o quadro das equipes, os árbitros e as emissoras detentoras dos direitos de cobertura do evento [Globo/Globosat]. Na Europa, apenas essas pessoas adentram ao gramado". Ou seja, Campos Pinto quer impedir que outros veículos tenham esse acesso que, em sua visão, deve ficar restrito à Globo/Globosat.

"Temos todos uma missão a cumprir. Precisamos ter melhores gramados, é imperioso que organizemos o credenciamento da imprensa esportiva de forma que sua locação nos gramados seja feita de forma clara e transparente, permitindo assim que todos possam cumprir o seu papel. Os detentores dos direitos de cobertura das competições e demais membros da imprensa esportiva precisam, cada um no seu devido tempo e de forma organizada, poder trabalhar adequadamente para cumprir não só a missão de informar, mas também as suas obrigações comerciais", acrescentou.

"No nosso caso, a Rede Globo de Televisão e a Globosat, que no ano de 2013 vão investir mais de 1,5 bilhão de reais em compra de direitos de transmissão das principais competições que contem com a participação de clubes brasileiros, se sente no dever de promover em suas transmissões as marcas dos clubes, seus patrocinadores e os campeonatos que transmitimos. Jogadores que se apresentem para entrevista sem camisas, falta de espaço adequado para que as entrevistas de campo sejam feitas de forma a propiciar a exibição para milhões de telespectadores das marcas dos clubes e seus patrocinadores nada contribuem para a construção da imagem de um futebol organizado e que proporciona espetáculos de uma plasticidade de primeiro mundo", critica. "Temos todos nós um compromisso com a torcida brasileira", finalizou o recado.

A "festa"

Quer saber tudo o que rolou na festa oficial da CBF-Globo? Então confira a seleção de tuítes feita pelo TV Esporte Blog. Como todo ano acontece, muita gente desabafou na rede social todo o seu descontentamento com o Prêmio Craque Brasileirão. No caso, desabafou com bom humor.

A mensagem do internauta Julio Cesar (‏@JulioSheeeD) ilustra bem o que virou essa celebração da entidade e da emissora detentora dos direitos do Brasileirão. Escreveu ele: "nunca assisti a uma premiação dessa do prêmio brasileirão pela TV. 3º ano consecutivo que acompanho só via sítio twitter!".

Veja, a seguir, o porquê dessa preferência do Julio e divirta-se...

Rodrigo Mattar ‏@rodrigomattar71 - Prefiro ver as curvas de Ursula Andress no primeiro filme do 007 a uma premiação cujos ganhadores eu já sei faz mais de uma semana.

Alexandre Massi ‏@alexmassi - E olhar 43 do Neymar para as dançarinas?

RaphaRezende SporTV ‏@raphaelrezende - Aí, R49 tá olhando pro palco com cara de quem tá escolhendo a de hoje, hein!? rs.

Corneta Europa ‏@cornetaeuropa - Fred olhou pra apresentadora desse troço com cara de que vai pagar meia dúzia de caipisakês pra ela.

Bruno Bonsanti ‏@brunobonsanti - Homenagem a Marco Polo Del Nero agora. É a pior festa da história.

Thiago Salata ‏@ThiagoSalata - Marin e Del Nero. Viva nosso futebol!

Sheila Vieira ‏@sheilokavieira - Entusiasmo do Marin beijando a jornalista >>>>>>>>>> entusiasmo beijando a esposa

dani monti ‏@danimontisportv - Voces sabem melhor do que eu.. Mas o marco polo del nero deve ser presente em todas as aparicoes publicas do marin?

Leonardo Bertozzi ‏@lbertozzi - "Assim você mata o papai" no violino!

RaphaRezende SporTV ‏@raphaelrezende - Que momento lamentável essa homenagem... Politicagem no mundo do esporte é geralmente nociva aos ideais do próprio esporte...

Cricricrisiê ‏@Crissie_Mor - SDDS RT @emece70: Sou do tempo que o único prêmio que trio de arbitragem recebia era o coro: FDPFDPFDP

Thiago Salata ‏@ThiagoSalata - Esses bailarinas ensaiaram a coreografia meia hora antes da festa. Certeza...

Bruno Bonsanti ‏@brunobonsanti - Qual é o sentido dessas mulheres dançando enquanto eles falam?

Marluci Martins ‏@MarluciMartins - Nossa, que coisa brega! É uma homenagem ao programa do Chacrinha? E pra quem vai o troféu abacaxi?

Débora Durães ‏@debora_ad - Ao invés de grandes jogadores do passado, os prêmios estão sendo entregues por presidentes de federações estaduais. Futebol brasileiro...

Leonardo Bertozzi ‏@lbertozzi - Presidentes das federações entregando os prêmios... comemorando as 23 datas mantidas... ainda pode piorar, pelo visto

Mário Marra ‏@marramario - Quem entrega troféu, torcedor, é quem quer manter tudo como está. Mas eles são apoiados pelos presidentes dos nossos clubes. #triste

Mauro Cezar ‏@MauroCezarESPN - Gostam mesmo de faltinhas. Querem matar o futebol RT@FelippeCardosoN: Wilton Pereira Sampaio, melhor árbitro do BRASILEIRÃO...

Daniel Bortoletto ‏@danbortoletto - Quase fiquei com vontade de ver o prêmio da CBF depois do que li aqui. Estou perdendo mais um show de horrores dos discípulos de Teixeira

Bruno Bonsanti ‏@brunobonsanti - Juvenal com aquela cara de quem acaba de virar dois copos de whisky.

dani monti ‏@danimontisportv - Eu acho que esse #r49 craque da galera vai ser usado daqui a pouco.. Quando o #felipao voltar a convocar ele ...

Alexandre Kalil ‏@alexandrekalil - Não fui à festa, mas estou orgulhoso do meu time!

Bruno Bonsanti ‏@brunobonsanti - Os editores dos telejornais da Rede Globo escolhem o gol mais bonito do campeonato.

Rodrigo Rodrigues ‏@RR_TV - Hahaha, o marin vai entregar as medalhas ! Vou ali pingar meu colírio alucinógeno e volto djá.

Marluci Martins ‏@MarluciMartins - O Marin vai entregar as medalhas? Essas medalhas têm seguro?

Sheila Vieira ‏@sheilokavieira - Alckmin, sai daí e vai cuidar do teu estado com 15 mortes por dia.

Leia também