TV Esporte Blog

Narrador da Globo e Mano Menezes ignoram Neymar em eleição de melhor do mundo da Fifa

TV Esporte Blog

Exibir foto

.

Cléber Machado votou em Messi, Xavi e Cristiano Ronaldo, nesta ordem (Reprodução)

Um dos profissionais de imprensa a votar na eleição dos melhores jogadores do mundo de 2012, o narrador da Globo, Cléber Machado, não colaborou para que o melhor jogador brasileiro, o craque santista Neymar, pudesse figurar entre os três que disputaram a primeira colocação na premiação organizada pela Fifa.

Segundo lista divulgada pela entidade que comanda o futebol mundial, apontando os nomes escolhidos pelos votantes (capitães, técnicos e profissionais de mídia), o locutor global apontou Messi como melhor do mundo, seguido pelo meio-campista Xavi, também do Barcelona, e, em terceiro, Cléber optou pelo português Cristiano Ronaldo, craque do Real Madrid.

O ex-técnico da seleção brasileira, Mano Menezes, que por diversas vezes comandou o atacante do Santos, foi outro brasileiro a abdicar do atacante do Peixe na eleição da Fifa. Se dependesse de Mano, Cristiano Ronaldo seria eleito o melhor do mundo na última temporada. Essa foi a escolha número 1 do treinador, para quem Messi deveria ficar somente em segundo e o atacante colombiano Falcao García na terceira posição na eleição.

Já o zagueiro Thiago Silva, capitão da seleção em boa parte da Era Mano, votou em Messi como o craque de 2012, Cristiano Ronaldo como o segundo melhor e, na terceira colocação, optou pelo centroavante sueco, Ibrahimovic, companheiro nos tempos de Milan e também agora no francês Paris Saint-Germain, time também do são-paulino Lucas.

Confirmando o favoritismo, Messi faturou o prêmio, seguido exatamente por Ronaldo, em segundo. Iniesta, o outro meio-campista do Barça ficou em terceiro lugar. O argentino foi lembrado por 41,6% daqueles que votaram, o português foi citado por 23,68% e o espanhol recebeu 10,91% dos votos. Ou seja, Messi teve votação maior do que a soma dos votos para o segundo e terceiro colocados da premiação.

Elogio a quem merece

Durante o início do ano passado, por conta do imbróglio com operadoras, este blog criticou duramente o novo canal fechado Fox Sports (leia aqui). Foi um início conturbado e cheio de erros da emissora então recém-chegada ao país. Passados alguns meses, é nítida a melhora nos serviços prestados ao seu telespectador, seja nas transmissões ou em programas.

Um exemplo claro disso foi a cobertura da Bola de Ouro, a premiação organizada pela Fifa para premiar os melhores jogadores de 2012. A equipe do Fox Sports deu um show. Destaque para o ótimo comando do apresentador Eduardo Elias e os enriquecedores comentários de Rodrigo Bueno sobre futebol internacional, especialista que é no assunto.

Não acompanhei as coberturas de ESPN, SporTV e BandSports, canais já há mais tempo no ar e, consequentemente, com mais condição de realizar um ótimo trabalho, mas a nova emissora de esportes não fez feio. Longe disso. Até proporcionou momentos de ótimo debate, com o também comentarista Mário Sérgio discordando várias vezes com veemência do especialista Rodrigo Bueno, tudo em alto nível, deixando para que o assinante tirasse suas conclusões sobre as opiniões ali dadas. Belo trabalho.

Certamente, quem assistiu à premiação no Fox Sports, antes durante e depois dela, não correu o risco de dormir, entediado com uma eventual monotonia e comentários padronizados e iguaizinhos dos seus integrantes. Ponto positivo para o canal, que já começou bem 2013.

Exibir comentários (168)
Os sites do Yahoo Esportes e do Esporte Interativo agora estão separados. Por favor, escolha qual deseja acessar:
  • Saltos ornamentais: Cesar Castro garante vaga para  sua 4º Olimpíada

    Saltos ornamentais: Cesar Castro garante vaga para  sua 4º Olimpíada

    Terminaram as provas de saltos ornamentais no mundial de esportes aquáticos de Kazan. Nenhum atleta brasileiro conseguiu chegar entre os 12 finalistas nas 8 provas olímpicas. O melhor resultado veio com nosso principal atleta há anos, Cesar Castro. Ele ficou em 14º lugar, no trampolim de 3 metros. Os 12 melhores garantiam vaga na Olimpíada, mas como o francês Matthieu Rosset da França e o mexicano Rommel Pacheco já estavam classificados por terem sido campeões europeu e do Pan, respectivamente, o brasileiro carimbou o passaporte para sua 4º Olimpíada. ... Mais »

    Blog Romano Olímpico - 1 hora 52 minutos atrás
  • Bragantino vence em casa e afunda o Ceará na lanterna da Série B

    Depois de dar as cartas em todo o primeiro tempo, perdendo várias chances de gols, o Ceará acabou falhando três vezes no segundo tempo e perdeu por 3 a 0 para o Bragantino, neste sábado à noite, no encerramento da 16. Mais »

    Estadão Conteúdo - 2 horas 11 minutos atrás
  • Campeã entre os adultos, França fatura Mundial Júnior em Minas

    A França vem se consolidando como principal força do handebol masculino. Após faturar o título mundial adulto no começo do ano, no Catar, os franceses conquistaram, neste sábado, o inédito título do Mundial Júnior da modalidade, disputado em Minas Gerais. O caneco veio após vitória sobre a Dinamarca na final, por 26 a 24, na Arena Multiuso Tancredo Neves, o Sabiazinho, em Uberlândia. Já o Brasil terminou a competição em décimo lugar. ... Mais »

    Gazeta Press - 2 horas 12 minutos atrás
  • Bragantino se impõe no segundo tempo e derruba o lanterna Ceará

    Após um primeiro tempo de equilíbrio, o Bragantino mostrou superioridade sobre o Ceará em Bragança Paulista. Os donos da casa deslancharam depois de abrir o placar no Nabi Abi Chedid e conquistaram uma tranquila vitória por 3 a 0 no Campeonato Brasileiro da Série B.Com o resultado, o time dirigido por Wagner Lopes terminou a 16ª rodada com 22 pontos, na décima colocação da tábua de classificação. Com apenas 11 pontos ganhos até aqui, a formação cearense seguiu na lanterna da competição, caminhando a passos largos rumo à terceira divisão. ... Mais »

    Gazeta Press - 2 horas 19 minutos atrás
  • Orlando City quebra jejum de vitórias e goleia Columbus Crew

    Após cinco partidas sem vitória, o Orlando City enfim conseguiu um bom resultado na Major League Soccer. A equipe do brasileiro Kaká se recuperou na liga norte-americana ao receber o Columbus Crew e aplicar uma goleada por 5 a 2, na noite de sábado.Com o triunfo, a equipe da Flórida chegou aos 27 pontos e se manteve na briga pela classificação aos mata-matas. A posição é a sétima da Conferência Leste, duas abaixo da zona dos playoffs. O Columbus, apesar da derrota, está em terceiro lugar na mesma conferência, com 31. ... Mais »

    Gazeta Press - 2 horas 30 minutos atrás