TV Esporte Blog

Narrador da Globo e Mano Menezes ignoram Neymar em eleição de melhor do mundo da Fifa

TV Esporte Blog

Exibir foto

.

Cléber Machado votou em Messi, Xavi e Cristiano Ronaldo, nesta ordem (Reprodução)

Um dos profissionais de imprensa a votar na eleição dos melhores jogadores do mundo de 2012, o narrador da Globo, Cléber Machado, não colaborou para que o melhor jogador brasileiro, o craque santista Neymar, pudesse figurar entre os três que disputaram a primeira colocação na premiação organizada pela Fifa.

Segundo lista divulgada pela entidade que comanda o futebol mundial, apontando os nomes escolhidos pelos votantes (capitães, técnicos e profissionais de mídia), o locutor global apontou Messi como melhor do mundo, seguido pelo meio-campista Xavi, também do Barcelona, e, em terceiro, Cléber optou pelo português Cristiano Ronaldo, craque do Real Madrid.

O ex-técnico da seleção brasileira, Mano Menezes, que por diversas vezes comandou o atacante do Santos, foi outro brasileiro a abdicar do atacante do Peixe na eleição da Fifa. Se dependesse de Mano, Cristiano Ronaldo seria eleito o melhor do mundo na última temporada. Essa foi a escolha número 1 do treinador, para quem Messi deveria ficar somente em segundo e o atacante colombiano Falcao García na terceira posição na eleição.

Já o zagueiro Thiago Silva, capitão da seleção em boa parte da Era Mano, votou em Messi como o craque de 2012, Cristiano Ronaldo como o segundo melhor e, na terceira colocação, optou pelo centroavante sueco, Ibrahimovic, companheiro nos tempos de Milan e também agora no francês Paris Saint-Germain, time também do são-paulino Lucas.

Confirmando o favoritismo, Messi faturou o prêmio, seguido exatamente por Ronaldo, em segundo. Iniesta, o outro meio-campista do Barça ficou em terceiro lugar. O argentino foi lembrado por 41,6% daqueles que votaram, o português foi citado por 23,68% e o espanhol recebeu 10,91% dos votos. Ou seja, Messi teve votação maior do que a soma dos votos para o segundo e terceiro colocados da premiação.

Elogio a quem merece

Durante o início do ano passado, por conta do imbróglio com operadoras, este blog criticou duramente o novo canal fechado Fox Sports (leia aqui). Foi um início conturbado e cheio de erros da emissora então recém-chegada ao país. Passados alguns meses, é nítida a melhora nos serviços prestados ao seu telespectador, seja nas transmissões ou em programas.

Um exemplo claro disso foi a cobertura da Bola de Ouro, a premiação organizada pela Fifa para premiar os melhores jogadores de 2012. A equipe do Fox Sports deu um show. Destaque para o ótimo comando do apresentador Eduardo Elias e os enriquecedores comentários de Rodrigo Bueno sobre futebol internacional, especialista que é no assunto.

Não acompanhei as coberturas de ESPN, SporTV e BandSports, canais já há mais tempo no ar e, consequentemente, com mais condição de realizar um ótimo trabalho, mas a nova emissora de esportes não fez feio. Longe disso. Até proporcionou momentos de ótimo debate, com o também comentarista Mário Sérgio discordando várias vezes com veemência do especialista Rodrigo Bueno, tudo em alto nível, deixando para que o assinante tirasse suas conclusões sobre as opiniões ali dadas. Belo trabalho.

Certamente, quem assistiu à premiação no Fox Sports, antes durante e depois dela, não correu o risco de dormir, entediado com uma eventual monotonia e comentários padronizados e iguaizinhos dos seus integrantes. Ponto positivo para o canal, que já começou bem 2013.

Exibir comentários (168)
Os sites do Yahoo Esportes e do Esporte Interativo agora estão separados. Por favor, escolha qual deseja acessar:
  • Invictos, Chile e Argentina decidem título da Copa América na capital

    A grande final da Copa América será disputada neste sábado, quando Chile e Argentina se enfrentam no Estádio Nacional, em Santiago. As duas equipes vêm embaladas por campanhas invictas. Os anfitriões, que buscam o primeiro título da história, despacharam o Peru por 2 a 1 na semifinal, enquanto os argentinos, que não vencem há 22 anos e querem compensar a final perdida na Copa do Mundo, aplicaram uma goleada de 6 a 1 sobre o Paraguai, algoz brasileiro nas quartas de final. Mais »

    Gazeta Press - 5 minutos atrás
  • Australiano vence abertura da Volta da França na Holanda

    O australiano Rohan Dennis foi o primeiro vencedor de etapa da edição de 2015 da Volta da França, competição mais tradicional do ciclismo mundial. Ele venceu a prova de contrarrelógio de 14 quilômetros realizada neste sábado na cidade holandesa de Utrecht e terá a honra de pedalar no domingo com a camisa amarela, dada ao líder da classificação geral. Mais »

    Gazeta Press - 1 hora 1 minuto atrás
  • Presidente que reuniu R10 e Eto’o pretende levar Messi para a Turquia

    O presidente do clube turco Antalyaspor, Guletkin Gencer, está investindo na reedição da parceira entre Ronaldinho Gaúcho e o camaronês Samuel Eto’o. Gencer, contudo, tem aspirações muito maiores e chegou a definir um prazo para levar o melhor jogador da atualidade para atuar em seu país. Mais »

    Gazeta Press - 1 hora 16 minutos atrás
  • Massa comemora 3º lugar no grid e projeta domínio sobre a Ferrari

    Felipe Massa comemorou o grande resultado da Williams no treino classificatório do GP da Inglaterra de Fórmula 1, neste sábado. Mais »

    Estadão Conteúdo - 1 hora 20 minutos atrás
  • Terceiro, Massa celebra dia fantástico na casa da Williams

    A equipe Williams teve muito o que comemorar na tomada de tempos para o Grande Prêmio da Inglaterra de Fórmula 1. E grande parte se deve ao desempenho do brasileiro Felipe Massa, que garantiu a terceira colocação do grid e classificou o sábado em Silverstone como fantástico. Mais »

    Gazeta Press - 1 hora 21 minutos atrás