TV Esporte Blog

Narrador da Globo e Mano Menezes ignoram Neymar em eleição de melhor do mundo da Fifa

TV Esporte Blog

Exibir foto

.

Cléber Machado votou em Messi, Xavi e Cristiano Ronaldo, nesta ordem (Reprodução)

Um dos profissionais de imprensa a votar na eleição dos melhores jogadores do mundo de 2012, o narrador da Globo, Cléber Machado, não colaborou para que o melhor jogador brasileiro, o craque santista Neymar, pudesse figurar entre os três que disputaram a primeira colocação na premiação organizada pela Fifa.

Segundo lista divulgada pela entidade que comanda o futebol mundial, apontando os nomes escolhidos pelos votantes (capitães, técnicos e profissionais de mídia), o locutor global apontou Messi como melhor do mundo, seguido pelo meio-campista Xavi, também do Barcelona, e, em terceiro, Cléber optou pelo português Cristiano Ronaldo, craque do Real Madrid.

O ex-técnico da seleção brasileira, Mano Menezes, que por diversas vezes comandou o atacante do Santos, foi outro brasileiro a abdicar do atacante do Peixe na eleição da Fifa. Se dependesse de Mano, Cristiano Ronaldo seria eleito o melhor do mundo na última temporada. Essa foi a escolha número 1 do treinador, para quem Messi deveria ficar somente em segundo e o atacante colombiano Falcao García na terceira posição na eleição.

Já o zagueiro Thiago Silva, capitão da seleção em boa parte da Era Mano, votou em Messi como o craque de 2012, Cristiano Ronaldo como o segundo melhor e, na terceira colocação, optou pelo centroavante sueco, Ibrahimovic, companheiro nos tempos de Milan e também agora no francês Paris Saint-Germain, time também do são-paulino Lucas.

Confirmando o favoritismo, Messi faturou o prêmio, seguido exatamente por Ronaldo, em segundo. Iniesta, o outro meio-campista do Barça ficou em terceiro lugar. O argentino foi lembrado por 41,6% daqueles que votaram, o português foi citado por 23,68% e o espanhol recebeu 10,91% dos votos. Ou seja, Messi teve votação maior do que a soma dos votos para o segundo e terceiro colocados da premiação.

Elogio a quem merece

Durante o início do ano passado, por conta do imbróglio com operadoras, este blog criticou duramente o novo canal fechado Fox Sports (leia aqui). Foi um início conturbado e cheio de erros da emissora então recém-chegada ao país. Passados alguns meses, é nítida a melhora nos serviços prestados ao seu telespectador, seja nas transmissões ou em programas.

Um exemplo claro disso foi a cobertura da Bola de Ouro, a premiação organizada pela Fifa para premiar os melhores jogadores de 2012. A equipe do Fox Sports deu um show. Destaque para o ótimo comando do apresentador Eduardo Elias e os enriquecedores comentários de Rodrigo Bueno sobre futebol internacional, especialista que é no assunto.

Não acompanhei as coberturas de ESPN, SporTV e BandSports, canais já há mais tempo no ar e, consequentemente, com mais condição de realizar um ótimo trabalho, mas a nova emissora de esportes não fez feio. Longe disso. Até proporcionou momentos de ótimo debate, com o também comentarista Mário Sérgio discordando várias vezes com veemência do especialista Rodrigo Bueno, tudo em alto nível, deixando para que o assinante tirasse suas conclusões sobre as opiniões ali dadas. Belo trabalho.

Certamente, quem assistiu à premiação no Fox Sports, antes durante e depois dela, não correu o risco de dormir, entediado com uma eventual monotonia e comentários padronizados e iguaizinhos dos seus integrantes. Ponto positivo para o canal, que já começou bem 2013.

Exibir comentários (168)
  • Gusso poupa jogadores para estreia do Paraná na Copa do Brasil

    Preocupado com a maratona de jogos decisivos do Paraná Clube nas próximas semanas, o técnico Luciano Gusso decidiu poupar alguns titulares do confronto desta quarta-feira, diante do Jacuipense, em Riachão do Jacuípe-BA, pela Copa do Brasil. O meia Lucio Flavio e o volante Marcos Paulo sequer viajaram com a delegação, permanecendo na capital paranaense para cuidarem da parte física. Mais »

    Gazeta Press - 11 minutos atrás
  • Hiddink rebate críticas e espera Espanha faminta para dar troco na Holanda

    Embora Vicente del Bosque tenha negado nesta segunda-feira que o amistoso diante da Holanda, nesta terça, em Amsterdã, tenha clima de revanche para a Espanha, o técnico Guus Hiddink aposta que terá pela frente um rival sedento para dar o troco após a humilhante goleada sofrida na estreia da Copa de 2014, no Brasil, onde os então campeões mundiais foram batidos por 5 a 1. Mais »

    Estadão Conteúdo - 17 minutos atrás
  • Detentor da Bola de Ouro, CR7 é o 29º melhor atacante do mundo, diz estudo

    Detentor da Bola de Ouro da Fifa em janeiro, Cristiano Ronaldo não foi bem avaliado no ranking de atacantes exposto pelo Observatório do Futebol CIES. O estudo colocou o português do Real Madrid-ESP na 29ª posição do ofício, capitaneado por Lionel Messi - que atingiu a pontuação máxima (100). Completam o rol dos três primeiros dianteiros o holandês Arjen Robben (92), do Bayern de Munique-ALE, e seu surpreendente compatriota Bas Dost (77), que defende o Wolfsburg-ALE. Mais »

    Gazeta Press - 18 minutos atrás
  • Djokovic vence Darcis e avança para as oitavas do Masters 1.000 de Miami

    Miami (EUA), 30 mar (EFE).- O sérvio Novak Djokovic venceu nesta segunda-feira o belga Steve Darcis por 2 sets a 0, parciais de 6-1 e 7-5, e avançou para as oitavas de final do Masters 1.000 de Miami, nos Estados Unidos. Mais »

    EFE - 19 minutos atrás
  • Corinthians busca a classificação em seu centésimo jogo na Libertadores

    A partida contra o Danubio poderá ficar especialmente marcada para o Corinthians não apenas por se tratar da centésima do clube brasileiro na Copa Libertadores da América. Se o San Lorenzo não derrotar o São Paulo mais cedo, em Buenos Aires, o time brasileiro garantirá a sua classificação antecipada para as oitavas de final com um bom resultado contra o uruguaio a partir das 22 horas (de Brasília) desta quarta-feira, em Itaquera. Mais »

    Gazeta Press - 19 minutos atrás