Colunista garante que Fox Sports fechou com Net e Claro TV; ex-Via Embratel já confirma

Rogerio Jovaneli
TV Esporte Blog

Keila Jimenez publicou ontem em seu blog Outro Canal que o Fox Sports fechou com a Net e a Claro TV (ex-Via Embratel) para que o canal esteja disponível aos assinantes dessas operadoras. Segundo a colunista, o sinal já seria liberado na Claro TV nesta semana, no lugar do Speed Channel, enquanto que na Net o canal só poderia ser assistido a partir da semana que vem. Oficialmente, as empresas não se manifestaram sobre o assunto.

Tomara, mesmo, que a notícia da colunista se confirme, afinal o Fox Sports é o detentor exclusivo dos direitos de transmissão da Copa Libertadores na TV por assinatura e, portanto, é quem passa a maioria dos jogos. A Globo só pode exibir a duas partidas por semana e costuma priorizar Corinthians e um clube do Rio (preferencialmente, o Flamengo), até para que possa atender a seus dois principais mercados. Por isso, o atual campeão da América, Santos, e o Internacional, duas vezes vencedor do torneio, acabam ficando restritos a quem assina um pacote de TV fechada.

Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

A única coisa que não entendi foi a informação ter sido anunciada apenas e tão somente na internet. Na versão impressa do jornal Folha de S. Paulo de hoje, onde Keila assina uma coluna de televisão com o mesmo nome, Outro Canal, nada foi falado sobre o acerto entre Fox Sports com Net e Claro TV.

Enfim, o fato é que já se esperava uma maior rapidez para o fechamento de acordo entre as partes, uma vez que o canal já está disponível há quase duas semanas na Sky, que é a segunda maior operadora de TV paga do país com 29% do mercado. Logo, uma eventual demora no acerto seria terrível tanto para a Net quanto para a Claro TV. Poderiam ver uma fuga de clientes para a rival.

Atualmente, a Net é a líder do setor com 38% da base de assinantes de televisão por assinatura, enquanto a Claro TV possui cerca de 17% da fatia desse mercado. Juntas, Oi, TVA, GVT, CTBC, Nossa TV, Telefônica, RCA e NeoTV, operadoras menores que já haviam chegado a um acordo com o Fox Sports, chegam a 16% dos telespectadores de TV fechada.

*Atualização (12h15) - a Claro TV confirmou o acordo no Twitter: "#NOVIDADE #FOXSPORTS: A partir de 28/03 o novo canal Fox Sports estará disponível para os assinantes a partir do [pacote] Essencial".

Leia também