Blog do Teo José

Pobre futebol brasileiro

Teo José
Blog do Teo José

Exibir foto

.

Pobre pobreza

Não é de hoje que toco neste assunto aqui no nosso espaço e, também, nas transmissões da Band. O futebol brasileiro está perdendo suas características. Um jogo, que deveria também ser um espetáculo esportivo, está cada vez mais burocrático nas nossas competições. Claro que o reflexo está na Seleção e formação de novos jogadores.

De uns tempos pra cá, comecei a procurar dados que mostram bem isto. E nos jogos que transmito levanto sempre a bola para os comentaristas, principalmente o Edmundo, que está mais comigo na cobertura dos clubes do Rio.

Vamos lá:

- O Vasco, quarto colocado no Brasileiro, tem uma média de quatro finalizações certas por jogo e sete erradas. Acerta quatro cruzamentos e erra 15. Em dribles, a situação é ainda pior já que consegue sucesso em 11 oportunidades e fracassa em quatro. Ou seja, durante 90 minutos somente 15 tentativas de passar pelo adversário com a bola dominada.

- Vamos para o time do Santos. Cruzamentos certos, três. Errados, 11. Finalizações corretas, quatro. Erradas, sete. Mesmo com Neymar, o time dribla 11 vezes por jogo e erra a tentativa quatro vezes.

- Para fechar os números, vamos ver o Cruzeiro. Finalizações no gol, quatro. Erradas, sete. Cruzamentos certos, quatro. Errados, cinco. Em dribles, oito certos. Errados, três.

A média da competição é mais ou menos esta. Muda pouca coisa. Alguns vão dizer que isto é devido a falta de treinos. Não é. Isto acontece porque temos cada vez mais um futebol que tenta marcar e se esquece de atacar. Se esquece de realmente jogar o nosso futebol. Claro que os jogadores têm culpa. Eles é que estão em campo. Mas a maior parcela [culpa] está nos tais "professores". Estes é que t~em de pagar a conta. Aniquilam os jogadores mais criativos e adoram os volantes de marcação.

Deixo só mais um fato para reflexão: o atual 10 da seleção brasileira é reserva em sua equipe na Europa. Estou falando do Oscar, no Chelsea.

Exibir comentários (6)
  • Luizomar fala de apoio à seleção feminina e importância de Bernardinho

    Experiente técnico do voleibol feminino brasileiro, Luizomar de Moura, treinador do Osasco e campeão três vezes da Superliga, pregou apoio total à Seleção Brasileira feminina de vôlei após a eliminação precoce na fase de grupos dos Jogos Olímpicos do Rio. “É uma equipe extremamente vencedora, vem de dois títulos olímpicos. Acho que não faltou nada, […] Mais »

    Gazeta Press - 30 minutos atrás
  • Botafogo descarta abatimento após derrota e mira futuro

    A derrota de 1 a 0 para o Atlético-PR, na noite da última segunda-feira, interrompeu o bom momento do Botafogo no Campeonato Brasileiro e tirou a invencibilidade do técnico Jair Ventura. Porém, ninguém no Glorioso acredita que o resultado possa causar abatimento no elenco, pois existe um sentimento em comum de que o time não […] Mais »

    Gazeta Press - 45 minutos atrás
  • Ele voltou! Lionel Messi treina pela seleção da Argentina

    Ele voltou! Lionel Messi treina pela seleção da Argentina

    Craque e camisa 10 da Argentina decidiu abandonar aposentadoria do futebol internacional Mais »

    Goal.com - 46 minutos atrás
  • PL Brasil: Os principais técnicos do futebol inglês

    PL Brasil: Os principais técnicos do futebol inglês

    Alex Ferguson, Arsène Wenger, Bob Paisley... conheça os treinadores que fizeram história na terra da Rainha! Mais »

    Goal.com - 1 hora 0 minutos atrás
  • Overeem duvida de altos salários pagos a McGregor

    Overeem duvida de altos salários pagos a McGregor

    A remuneração de lutadores é sempre uma questão polêmica no mundo das lutas. E quando se fala em dinheiro e lutadores, dois nomes são figuras obrigatórias para o assunto: Conor McGregor e Floyd Mayweather. Com a exposição dos salários recebidos na mídia e por apresentarem um estilo ostentação nas redes sociais, tudo indica que eles realmente estejam bem de vida. No entanto, há quem duvide de tudo isso e aposte que tudo não passa de mentiras, o que é o caso de Alistair Overeem. Mais »

    AgFight - 1 hora 3 minutos atrás