Quem são as maiores potências da atualidade em todos os esportes olímpicos ( 1º parte)

Romano Olímpico - Yahoo Esportes

Com base nos  últimos mundiais do atual ciclo olímpico, na Olimpíada de Londres 2012 e no ranking mundial, saiba quais países são as maiores potências em cada esporte e que devem dominar a Rio 2016.  

Atletismo- Estados Unidos . No último mundial os americanos foram superados por quenianos e jamaicanos no número de ouros, mas pelo retrospecto olímpico e sem os russos suspensos, devem terminar na frente na Rio 2016

Badminton- China. Dos 10 ouros em disputa no último mundial e em Londres 2012, a China faturou 8. Hoje lideram 3 dos 5 rankings mundiais. Só estão atrás no simples feminino e dupla masculina

Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

Boxe- Cuba- Mesmo sem competir no feminino e não tendo a mesma supremacia de décadas anteriores, o boxe cubano ainda é o mais temido do mundo. No último mundial masculino  4 ouros em 10 possíveis.

Basquete- Estados Unidos. Algumas derrotas do time masculino nos anos 2000 ficaram para trás. Hoje ninguém vence os americanos no masculino e feminino.

Canoagem velocidade- Modalidade bem equilibrada. Três países tem se destacado neste ciclo olímpico: Alemanha, Hungria e Bielorrússia.  

Canoagem slalom- Assim como na canoagem velocidade, 3 países vem se destacando: Alemanha, República Tcheca e Grã-Bretanha

Ciclismo pista- França no masculino e Austrália no feminino

Ciclismo BMX- Esporte mais imprevisível de todos tem Holanda e Grã-Bretanha no masculino, Colômbia e Austrália no feminino,  com os principais atletas hoje.

Ciclismo estrada- Esporte em que também há muita alternância de campeões nas 4 provas. Quem mais tem obtido títulos é a Grã-Bretanha.

Ciclismo MTB- França e Suíça no masculino. Canadá, França e Holanda no feminino

Futebol- Estados Unidos no feminino. No masculino sub 23, dos países que vão jogar a Olimpíada, Brasil, Argentina, México, Nigéria e Alemanha.

Ginástica artística- Estados Unidos, Japão e China. Dois fenômenos tem faturado uma penca de medalhas: o japonês Kohei Uchimura e a americana Simone Biles.

Ginástica rítmica- Rússia é imbatível na modalidade. Tem Yana Kudryavtseva ( foto) tricampeã mundial.

Ginástica trampolim- China tem dominado os últimos mundiais

Golfe- Estados Unidos tem boa parte dos melhores ranqueados, mas há bons nomes na Irlanda, Austrália no masculino, Coréia do Sul e Nova Zelândia no feminino.

Handebol- França no masculino e Noruega no feminino

Hipismo saltos- Outra modalidade bem imprevisível. Holanda, Alemanha e EUA tem tido maior regularidade.

Hipismo CCE- Alemanha venceu individual e por equipes na Olimpíada 2012 e no mundial 2014 ( foto)

Hipismo adestramento- Alemanha e Grã-Bretanha

Hóquei sobre grama- Austrália no masculino e Holanda no feminino

Amanhã, a 2º parte desta análise

Leia também