Blog #oNordesteMerece

Sindicato dos Atletas do Ceará participa de estudo para que a Fifa mude horário dos jogos da Copa

Blog #oNordesteMerece

Exibir foto

.

Está na tabela. A Copa do Mundo de 2014 terá jogos às 13 horas em cidades como Natal, Salvador e Fortaleza, além de partidas marcadas para às 15 horas em lugares como Manaus. Absurdos que o Sindicato dos Atletas de Futebol do Estado do Ceará (Safece) quer ajudar a evitar.

A entidade, junto com o Sindicato dos Atletas de São Paulo (Sapesp), está promovendo partidas simulatórias justamente nos horários questionados para chegar a um laudo científico que comprove o quão prejudicial é para os jogadores entrar em campo sob forte calor.

O "Projeto para Avaliação do Impacto Fisiológico da Sobrecarga Térmica em Jogadores de Futebol Profissional" é feito em parceria com o Instituto de Fisiologia do Exercício (IFE) e liderado pelo fisiologista Turíbio Leite de Barros.

Os jogadores terão a temperatura medida e todas as reações do corpo monitoradas durante os jogos. A ideia é elaborar um relatório que faça com que a Fifa altere os horários.

"Vamos pressionar com base científica. E vamos mandar uma cópia para os sindicatos da Espanha, Itália, Argentina, Alemanha...", explica Marcos Gaúcho, presidente do Safece, primeiro órgão a se posicionar logo que a tabela foi divulgada. "Mandamos uma carta no dia seguinte", lembra.

Caso não consiga alterar os horários, o estudo pretende pelo menos que a Fifa determine paradas técnicas para a hidratação dos atletas.

Os jogos do projeto serão realizados em Manaus, Fortaleza, São Paulo e Brasília.

Exibir comentários (4)
Os sites do Yahoo Esportes e do Esporte Interativo agora estão separados. Por favor, escolha qual deseja acessar:
  • Bragantino vence em casa e afunda o Ceará na lanterna da Série B

    Depois de dar as cartas em todo o primeiro tempo, perdendo várias chances de gols, o Ceará acabou falhando três vezes no segundo tempo e perdeu por 3 a 0 para o Bragantino, neste sábado à noite, no encerramento da 16. Mais »

    Estadão Conteúdo - 9 minutos atrás
  • Campeã entre os adultos, França fatura Mundial Júnior em Minas

    A França vem se consolidando como principal força do handebol masculino. Após faturar o título mundial adulto no começo do ano, no Catar, os franceses conquistaram, neste sábado, o inédito título do Mundial Júnior da modalidade, disputado em Minas Gerais. O caneco veio após vitória sobre a Dinamarca na final, por 26 a 24, na Arena Multiuso Tancredo Neves, o Sabiazinho, em Uberlândia. Já o Brasil terminou a competição em décimo lugar. ... Mais »

    Gazeta Press - 11 minutos atrás
  • Bragantino se impõe no segundo tempo e derruba o lanterna Ceará

    Após um primeiro tempo de equilíbrio, o Bragantino mostrou superioridade sobre o Ceará em Bragança Paulista. Os donos da casa deslancharam depois de abrir o placar no Nabi Abi Chedid e conquistaram uma tranquila vitória por 3 a 0 no Campeonato Brasileiro da Série B.Com o resultado, o time dirigido por Wagner Lopes terminou a 16ª rodada com 22 pontos, na décima colocação da tábua de classificação. Com apenas 11 pontos ganhos até aqui, a formação cearense seguiu na lanterna da competição, caminhando a passos largos rumo à terceira divisão. ... Mais »

    Gazeta Press - 17 minutos atrás
  • Orlando City quebra jejum de vitórias e goleia Columbus Crew

    Após cinco partidas sem vitória, o Orlando City enfim conseguiu um bom resultado na Major League Soccer. A equipe do brasileiro Kaká se recuperou na liga norte-americana ao receber o Columbus Crew e aplicar uma goleada por 5 a 2, na noite de sábado.Com o triunfo, a equipe da Flórida chegou aos 27 pontos e se manteve na briga pela classificação aos mata-matas. A posição é a sétima da Conferência Leste, duas abaixo da zona dos playoffs. O Columbus, apesar da derrota, está em terceiro lugar na mesma conferência, com 31. ... Mais »

    Gazeta Press - 28 minutos atrás
  • Polonesa supera os 80m e quebra recorde mundial do lançamento de martelo

    A polonesa Anita Wlodarczyk superou, neste sábado, o seu próprio recorde mundial do lançamento do martelo ao atingir a marca de 81,08 metros durante o Kamila Skolimowska Memorial Throws Festival, em Cetniewo, no seu próprio país. Mais »

    Estadão Conteúdo - 39 minutos atrás