Mundo Motor

Diários de Austin – Sete décimos que parecem uma eternidade

Mundo Motor

Exibir galeria

.
Lá vem Vettel em primeiro. Novidade? Só a vantagem que aumentou ainda mais... (Foto: Clive Mason / Getty Images)

Lá vem Vettel em primeiro. Novidade? Só a vantagem que aumentou ainda mais... (Foto: Clive Mason / Getty Image …

Siga-me no Twitter e receba as atualizações do blog Mundo Motor: @gustavo_coelho

Faça um teste e cronometre quando tempo você demorou para ler esta frase inteira. Até três segundos, o normal para uma pessoa alfabetizada. Se tentar de novo, vai conseguir melhorar um pouquinho — talvez para uns dois segundos, mas não muito abaixo disso. Agora tente fazer de novo em apenas sete décimos. É difícil, não é mesmo? Sete décimos é muito pouco tempo. Menos do que um mísero segundo. Mas, em se tratando de uma disputa de Fórmula 1, é quase uma eternidade.

Exibir galeria

.
Vettel e seu capacete ‘Texas Style’, pintado como se fosse de madeira (Foto: Mark Thompson / Getty Images)

Vettel e seu capacete ‘Texas Style’, pintado como se fosse de madeira (Foto: Mark Thompson / Getty Images)

Alonso fez um ótimo papel nesta sexta-feira. Mesmo dando umas balançadas ocasionais com um carro que ainda não está no acerto ideal, o espanhol andou forte o tempo todo e terminou o dia em terceiro. Era para ele sair do carro seguro e confiante, mas não será o caso. É aquela famosa história da boa e da má notícia. Qual é a boa notícia para Alonso? A Ferrari superou a McLaren e a Lotus e está mais próxima das primeiras posições do que nas últimas corridas. E qual é a má notícia? O cara que continua na frente ainda é Vettel. E a vantagem do alemão está aumentando mais...

Sete décimos foi a diferença que Vettel impôs a Webber e a Alonso, seus perseguidores mais próximos, nos treinos desta sexta. É muita coisa. E olha que o alemão ainda ficou parado nos boxes durante vários minutos na segunda sessão por causa de um vazamento no carro. Se não fosse isso, o abismo poderia ter sido ainda maior. Vettel massacrou os adversários no primeiro dia de atividades em Austin. Tudo bem que os treinos de sexta nunca servem de tanta referência, mas o cara deu seu recado.

Alonso não vai desistir. Não vai dizer que jogou a toalha. Mas no seu íntimo já deve saber que para ser campeão não depende mais de suas próprias forças. Se Vettel e a Red Bull não errarem mais, o título já terá dono.

Exibir galeria

.
Austin acabou de entrar na F-1. Quer saber? O circuito é maneiro demais (Foto: Paul Gilham / Getty Images)

Austin acabou de entrar na F-1. Quer saber? O circuito é maneiro demais (Foto: Paul Gilham / Getty Images)

Desafiador

Não consegui ver tanto assim dos treinos em Austin. Liguei discretamente (ok, nem tão discretamente) a televisão ao lado do meu computador na redação do Esporte Interativo e coloquei no treino, mas as ocupações normais de um dia de trabalho desviaram minha atenção. Do pouco que vi, deu para perceber que o circuito realmente não é dos mais fáceis. É um desafio e tanto. E enquanto a superfície continuar suja e pouco emborrachada os carros vão sambar bastante. Algum piloto — não me lembro qual, li isso em algum lugar e não registrei — disse que Austin é uma dessas pistas em que talento faz diferença. Concordo integralmente.

Top 8

Os brasileiros até foram bem. Massa em sexto, Senna em oitavo. O primeiro não ficou tão distante assim de Alonso, enquanto o outro superou Maldonado e mostrou que a Williams tem potencial para marcar bons pontos nessas últimas corridas. Kimi e Grosjean, os dois da Lotus, foram os únicos a marcar seus tempos mais rápidos com pneus duros — ambos caíram na classificação por causa disso, mas deu para perceber claramente que a Lotus não forçou para ficar muito acima.

Lá na rabeira, Karthikeyan foi tão lento que seu tempo não seria suficiente para garantir a classificação para a largada. A temporada 2012 vai se encerrando de forma melancólica para o indiano e a equipe Hispania. Nenhum deles deve voltar para formar o grid no ano que vem.

Pneus

A Pirelli errou a previsão e reconheceu que estava enganada. O circuito de Austin não é tão abrasivo quanto se apostava e quem espera vários pit stops na corrida ficará decepcionado. A expectativa agora é para estratégias de apenas uma parada. Vantagem para Vettel. Uma corrida com menos pit stops tende a ter menos alternativas, tende a ser mais normal, tende a ter menos surpresas... e "surpresa" é tudo o que o alemão quer evitar neste momento.

E no grid?

Vettel pole. Aposta fácil essa, não acha?

Veja também nos blogs do Yahoo Esporte Interativo:
Blog Brasil de Ouro: Samba, futebol e mulheres: o outro lado de Novak Djokovic
Blog Planeta Cesta: Sucesso do Knicks tem participação do Nets
Blog do Vitor Sergio: Busca pelo espetáculo une donos do Chelsea e do Lakers

Exibir comentários (0)
Os sites do Yahoo Esportes e do Esporte Interativo agora estão separados. Por favor, escolha qual deseja acessar:
  • Campeão olímpico do lançamento de disco se lesiona e vira dúvida

      O atual vencedor da prova olímpica masculina do lançamento de disco e tricampeão mundial da modalidade, o alemão Robert Harting anunciou nesta segunda-feira que sofreu uma nova lesão e corre risco de ficar de fora da Olimpíada do Rio de Janeiro, onde defenderia a medalha de ouro olímpica. Depois de ficar afastado das competições […] Mais »

    Gazeta Press - 23 minutos atrás
  • Após título inédito, jogadores já projetam decisão do Pernambucano

    O Santa Cruz conquistou o primeiro título de Copa do Nordeste de sua história no último domingo após empate em 1 a 1 contra o Campinense. A equipe coral, no entanto, nem teve muito tempo para comemorar e já terá que se concentrar em outra decisão, já que, na próxima quarta-feira, inicia a final do […] Mais »

    Gazeta Press - 29 minutos atrás
  • Seleção Brasileira vai enfrentar a Colômbia em Manaus

    Seleção Brasileira vai enfrentar a Colômbia em Manaus

    O confronto, válido pela oitava rodada das Eliminatórias, está marcado para o dia 6 de setembro Mais »

    Goal.com - 30 minutos atrás
  • Cleveland Cavaliers bate Atlanta Hawks e abre 1 a 0 na série

      Na primeira partida das semifinais dos playoffs da Conferência Leste da NBA, o Cleveland Cavaliers bateu o Atlanta Hawks por 104 a 93, na Quicken Loans Arena, em Cleveland, e abriu 1 a 0 na série. Com 25 pontos anotados, em pouco mais de 40 minutos em quadra, LeBron James comandou a equipe de […] Mais »

    Gazeta Press - 48 minutos atrás
  • Sócios do Santos esgotam ingressos para a final do Paulistão

    Não há mais ingressos para a segunda partida da final do Campeonato Paulista. Nesta segunda-feira, o Santos anunciou que todos os bilhetes disponibilizados para o duelo na Vila Belmiro foram esgotados pelos sócios do clube, que têm prioridade na compra pelo site Sócio Rei. Com isso, as vendas foram encerradas antes de chegarem às bilheterias. No […] Mais »

    Gazeta Press - 1 hora 8 minutos atrás