London Calling

“Andesron” demonstra falta de protagonistas brasileiros na Liga Inglesa

London Calling

Exibir foto

.
Anderson contra o Everton

Anderson se prepara para enfrentar o Everton

Mais do que um equívoco, a foto acima também reflete o momento dos jogadores brasileiros naquela que é considerada a liga mais importante do mundo. Uma liga que cada vez menos liga para brasileiros. Com a exceção do Chelsea, os brazucas estão em baixa na Inglaterra. "Preguiçosos", "exagerados" e "individualistas" são alguns dos adjetivos nada pomposos que muitos deles já acoplaram aos seus nomes, ao menos para os torcedores nas arquibancadas.

Na noite de segunda, o volante Anderson entrou no final do jogo, com o notório erro de digitação na sua camisa, para tentar ajudar o Manchester United a reverter a derrota por 1 x 0 para o Everton. Não conseguiu. Muito pouco para quem batia pênaltis em finais de campeonatos, era visto como jogador de seleção e ganhava música especial da torcida -- dizendo que ele mágico e muito melhor do que Kléberson, que fracassou no clube.

Entre os times que devem disputar o título, apenas os Blues têm brasileiros como titulares incontestáveis: o zagueiro David Luiz e o volante Ramires. O meia Oscar, contratado por um caminhão de dinheiro, já foi ofuscado no primeiro jogo pelo belga Eden Hazard, chamado por muitos de herdeiro de Zinédine Zidane. O volante Lucas Leiva costuma jogar pelo Liverpool, mas sem ser incontestável. E o Brasil na elite inglesa para por aí.

Há um ano, a prestigiosa revista britânica FourFourTwo publicou uma edição inteira dedicada ao que chamou de "morte do futebol brasileiro". Citava a falta de atacantes de primeiro nível (apenas Hulk, do Porto, estava entre os 20 maiores artilheiros da Europa), a decadência dos nossos meias e o estilo defensivo implantado por Dunga na Copa de 2010, culminando na atual falta de opções e de solidez no trabalho do técnico Mano Menezes.

Ao rever aquele trabalho em 2012, a publicação avalia que pouco mudou -- a defesa titular parece pronta, mas o resto depende puramente de Neymar. "Também é verdade que não vemos todos esses jogadores na Europa, mas é fato que o interesse por brasileiros aqui diminuiu muito", disse Louis Massarella, um dos responsáveis pela FourFourTwo.

Andesron deve ter notado.

Exibir comentários (47)
  • Campeão olímpico do lançamento de disco se lesiona e vira dúvida

      O atual vencedor da prova olímpica masculina do lançamento de disco e tricampeão mundial da modalidade, o alemão Robert Harting anunciou nesta segunda-feira que sofreu uma nova lesão e corre risco de ficar de fora da Olimpíada do Rio de Janeiro, onde defenderia a medalha de ouro olímpica. Depois de ficar afastado das competições […] Mais »

    Gazeta Press - 25 minutos atrás
  • Após título inédito, jogadores já projetam decisão do Pernambucano

    O Santa Cruz conquistou o primeiro título de Copa do Nordeste de sua história no último domingo após empate em 1 a 1 contra o Campinense. A equipe coral, no entanto, nem teve muito tempo para comemorar e já terá que se concentrar em outra decisão, já que, na próxima quarta-feira, inicia a final do […] Mais »

    Gazeta Press - 31 minutos atrás
  • Seleção Brasileira vai enfrentar a Colômbia em Manaus

    Seleção Brasileira vai enfrentar a Colômbia em Manaus

    O confronto, válido pela oitava rodada das Eliminatórias, está marcado para o dia 6 de setembro Mais »

    Goal.com - 31 minutos atrás
  • Cleveland Cavaliers bate Atlanta Hawks e abre 1 a 0 na série

      Na primeira partida das semifinais dos playoffs da Conferência Leste da NBA, o Cleveland Cavaliers bateu o Atlanta Hawks por 104 a 93, na Quicken Loans Arena, em Cleveland, e abriu 1 a 0 na série. Com 25 pontos anotados, em pouco mais de 40 minutos em quadra, LeBron James comandou a equipe de […] Mais »

    Gazeta Press - 49 minutos atrás
  • Sócios do Santos esgotam ingressos para a final do Paulistão

    Não há mais ingressos para a segunda partida da final do Campeonato Paulista. Nesta segunda-feira, o Santos anunciou que todos os bilhetes disponibilizados para o duelo na Vila Belmiro foram esgotados pelos sócios do clube, que têm prioridade na compra pelo site Sócio Rei. Com isso, as vendas foram encerradas antes de chegarem às bilheterias. No […] Mais »

    Gazeta Press - 1 hora 10 minutos atrás