London Calling

“Andesron” demonstra falta de protagonistas brasileiros na Liga Inglesa

London Calling

Exibir foto

.
Anderson contra o Everton

Anderson se prepara para enfrentar o Everton

Mais do que um equívoco, a foto acima também reflete o momento dos jogadores brasileiros naquela que é considerada a liga mais importante do mundo. Uma liga que cada vez menos liga para brasileiros. Com a exceção do Chelsea, os brazucas estão em baixa na Inglaterra. "Preguiçosos", "exagerados" e "individualistas" são alguns dos adjetivos nada pomposos que muitos deles já acoplaram aos seus nomes, ao menos para os torcedores nas arquibancadas.

Na noite de segunda, o volante Anderson entrou no final do jogo, com o notório erro de digitação na sua camisa, para tentar ajudar o Manchester United a reverter a derrota por 1 x 0 para o Everton. Não conseguiu. Muito pouco para quem batia pênaltis em finais de campeonatos, era visto como jogador de seleção e ganhava música especial da torcida -- dizendo que ele mágico e muito melhor do que Kléberson, que fracassou no clube.

Entre os times que devem disputar o título, apenas os Blues têm brasileiros como titulares incontestáveis: o zagueiro David Luiz e o volante Ramires. O meia Oscar, contratado por um caminhão de dinheiro, já foi ofuscado no primeiro jogo pelo belga Eden Hazard, chamado por muitos de herdeiro de Zinédine Zidane. O volante Lucas Leiva costuma jogar pelo Liverpool, mas sem ser incontestável. E o Brasil na elite inglesa para por aí.

Há um ano, a prestigiosa revista britânica FourFourTwo publicou uma edição inteira dedicada ao que chamou de "morte do futebol brasileiro". Citava a falta de atacantes de primeiro nível (apenas Hulk, do Porto, estava entre os 20 maiores artilheiros da Europa), a decadência dos nossos meias e o estilo defensivo implantado por Dunga na Copa de 2010, culminando na atual falta de opções e de solidez no trabalho do técnico Mano Menezes.

Ao rever aquele trabalho em 2012, a publicação avalia que pouco mudou -- a defesa titular parece pronta, mas o resto depende puramente de Neymar. "Também é verdade que não vemos todos esses jogadores na Europa, mas é fato que o interesse por brasileiros aqui diminuiu muito", disse Louis Massarella, um dos responsáveis pela FourFourTwo.

Andesron deve ter notado.

Exibir comentários (47)
  • Em parceria com canadense, Andy Murray cai nas oitavas em Washington

    Número 3 do mundo no ranking individual, Andy Murray não teve sucesso nas duplas no ATP 500 de Washington. Na noite desta segunda-feira, o britânico, em parceria com o canadense Daniel Nestor, foi derrotado pelos duplistas Rohan Bopanna (10º) e Florin Mergea (8º) por 2 sets a 1, com parciais de 2/6, 6/1 e 10/3.O indiano e o romeno, que levaram a melhor sobre o atual campeão do Masters 1000 de Madri e vice do Aberto da Austrália, terão como adversário nas quartas o búlgaro Grigor Dimitrov (16º no ranking individual), que tem como parceiro o estadunidense Mardy Fish (710º). ... Mais »

    Gazeta Press - 12 minutos atrás
  • Flamengo libera Bressan, que deve voltar ao Grêmio nesta semana

    O zagueiro Bressan está prestes a voltar ao Grêmio. Emprestado pelo clube gaúcho ao Flamengo desde janeiro, o jogador de 22 anos perdeu espaço no elenco rubro-negro com a contratação de César junto ao Benfica. Como o Tricolor Gaúcho vendeu Rhodolfo ao Besiktas, da Turquia, sua volta preenche uma lacuna importante aberta no grupo gremista.O retorno de Bressan deve ser oficializado nesta terça-feira, e o jogador deve ir a Porto Alegre ainda nesta semana. ... Mais »

    Gazeta Press - 29 minutos atrás
  • Nado sincronizado: Brasil melhora notas no mundial em relação ao Pan

    Nado sincronizado: Brasil melhora notas no mundial em relação ao Pan

    uvSe na natação e no polo aquático muitos atletas tem piorado o desempenho no mundial de esportes aquáticos em relação ao que fizeram no Pan, o mesmo não ocorreu no nado sincronizado. Em Toronto, o Brasil deixou a desejar. Pela 1º vez desde 1995 ficamos sem medalhas no nado. Mas no mundial  de Kazan, as brasileiras melhoraram  a performance. Mais »

    Blog Romano Olímpico - 29 minutos atrás
  • Nikão quer Furacão determinado para aproveitar mais um confronto direto

    Bastou embalar no Brasileirão para uma tabela que parecia pesada se tornar um ótimo caminho para o Atlético Paranaense tentar entrar no G4 novamente e retomar a busca pela liderança da competição. Depois de passar pelo Palmeiras, em São Paulo, no último final de semana, o próximo desafio é o Sport, exatamente o time que vem logo à frente e que ocupa a quarta colocação. ... Mais »

    Gazeta Press - 1 hora 27 minutos atrás
  • Em confronto apertado, Cuiabá e Vila Nova empatam por 1 a 1

    Na noite desta segunda-feira, Cuiabá e Vila Nova empataram por 1 a 1, na Arena Pantanal, em Cuiabá-MT, pela 10ª rodada da Série C do Campeonato Brasileiro. A equipe goiana se manteve na vice-liderança do Grupo A, com uma série invicta de cinco jogos. Já os anfitriões permaneceram em 8º na tabela, somando 11 pontos.O Dourado foi comandado pelo interino Eduardo Henrique, que assumiu provisoriamente a equipe após a saída de Josué Teixeira. A equipe fez um bom primeiro tempo, criando boas oportunidades e vendo Alex Willian abrir o placar aos 44 minutos. ... Mais »

    Gazeta Press - 1 hora 32 minutos atrás