Rafael Santos

Valdivia, violência, ilusão de segurança e duras verdades

Futebol Cinco Estrelas

Demorou, mas um jogador de futebol de um grande clube sofreu um sequestro relâmpago. Escrevo sobre o caso envolvendo o meia chileno Valdivia, que atualmente tenta forçar uma transferência do Palmeiras por estar assustado com a violência no Brasil. Sei que torcedores do Verdão podem não concordar e ver na situação apenas a desculpa ideal para o atleta deixar o time.

Também é óbvio que Valdivia anda devendo um melhor futebol desde que retornou ao Palmeiras.Todos os possíveis argumentos dos torcedores sobre o rendimento do atleta no clube procedem. Mas, Valdivia está certo em tentar proteger sua família depois de sofrer esse tipo de violência por aqui. Ele é um jogador de futebol, mas também é uma pessoa. Um pai de família.

Em entrevista à TVN, do Chile, o jogador do Palmeiras revelou que andou quase três horas com uma arma apontada para sua cabeça. Também explicou que sacou R$ 1 mil e que ficou aterrorizado, já que no Brasil, as pessoas matam por R$ 50". A declaração é forte e pode aflorar o sentimento de revolta nos mais nacionalistas. No entanto, o Mago tem razão.

Últimas estatísticas dão conta de que apenas no Estado de São Paulo ocorreram 4.189 registros de homicídio no ano, 132 a menos que em 2010, o equivalente a 10,05 casos para cada grupo de 100 mil habitantes. Os latrocínios, por sua vez, subiram 20,9% -passaram de 253 casos em 2010 para 306 em 2011. Números não mentem. E qualquer cidadão brasileiro com o mínimo de bom senso vai concordar que a violência é um problema sério em nosso país.

Por enquanto, a situação do jogador do Palmeiras não foi definida. Seus direitos econômicos estão divididos entre o Palmeiras, que tem 54%, Osório Furlan Jr., que é conselheiro e empresário, que tem 36%, e com o pai do jogador, que conta com 10% dos direitos. O certo é que Valdivia está traumatizado. Quem não estaria?

Exibir comentários (315)
  • Com gol e assistência de Sóbis, Tigres vence Emelec e vai à semifinal

    Está definido o primeiro semifinalista da Copa Libertadores da América de 2015. Na noite desta terça-feira, o Tigres-MEX bateu o Emelec-EQU por 2 a 0 em casa, reverteu vantagem dos adversários e avançou na competição continental. O destaque da partida e da classificação mexicana foi o atacante brasileiro Rafael Sóbis, que marcou o primeiro gol do duelo e deu assistência para Rivas fechar o placar. Mais »

    Gazeta Press - 36 minutos atrás
  • Cavaliers fazem 4 a 0 na decisão do Leste e avançam à final da NBA

    O Cleveland Cavaliers garantiu o título da Conferência Leste nesta terça-feira ao fechar a série contra o Atlanta Hawks de maneira perfeita, triunfando por 4 a 0, além de avançar à final da NBA. Jogando em seus domínios, na Quicken Loans Arena, a representação de Ohio bateu a franquia da Geórgia sem dificuldades pelo placar de 118 a 88. Mais »

    Gazeta Press - 39 minutos atrás
  • Serviços - Placar - 26/05/2015

    Serviços - Placar - 26/05/2015 Mais »

    Gazeta Press - 42 minutos atrás
  • Flamengo atropela Bauru e larga na frente em decisão

    No primeiro duelo da série melhor de três da final do NBB, o Flamengo não deu chances ao Bauru e largou na frente na decisão nesta terça-feira. Atuando em casa, na HSBC Arena, no Rio de Janeiro, o elenco rubro-negro dominou o rival paulista e triunfou por 91 a 69, atropelando o adversário por uma diferença de 22 pontos. Mais »

    Gazeta Press - 49 minutos atrás
  • Após 21 minutos em campo, indiano Romeo Fernandes deixa o Furacão

    Terminou a aventura do indiano Romeo Fernandes pelas terras brasileiras. Depois de atuar por apenas 21 minutos com a camisa do Atlético Paranaense na vitória o sobre o Nacional, ainda pelo Estadual, o atacante foi dispensado pela diretoria rubro-negra, preocupada com o inchaço do elenco. Deu tempo pelo menos de entrar para a história como o primeiro jogador da Índia a atuar no país profissionalmente. Mais »

    Gazeta Press - 1 hora 45 minutos atrás