Título do Ceará na Copa do Nordeste premia organização recente do clube

image

Era impossível pensar até meados dos anos 2000 que o Ceará fosse evoluir tanto. Com dívidas trabalhistas que batiam os 10 milhões de reais, jogadores com contratos curtos e credores de salários, departamento médico e de fisiologia sem equipamentos adequados, patrimônio que não tinha concentração própria e muito menos um Centro de Treinamento, o clube via na sua torcida e na sua tradição suas principais forças.

Sete anos depois a realidade foi completamente mudada. A tradição e a torcida continuam, mas o elenco conta com jogadores compromissados por um, dois, três e até cinco anos. Um Centro de Treinamento de primeira categoria foi comprado. As dívidas trabalhistas foram todas pagas, algo que muita gente duvidava. A sede foi muito melhorada e os atletas agora se concentram por lá, da mesma forma que podem utilizar um departamento médico, físico e fisiológico de ótima categoria, com profissionais inclusive de seleção brasileira de base.

As duas vitórias sobre o Bahia nas finais não surpreenderam quem acompanha o clube. O título inédito e mais importante de sua história depois do Norte-Nordeste de 1969 chegou com a naturalidade e a experiência de um elenco maduro e forjado também nas derrotas recentes nas edições 2013 e 2014 da Copa do Nordeste e também nas frustrações de ter batido na trave por dois anos seguidos para voltar a disputar a Série A do Campeonato Brasileiro.

Independente de comissão técnica atual, comandada por Silas e antes por Dado Cavalcanti ainda em 2015 e de jogadores como Ricardinho, Luis Carlos, Magno Alves, Gilvan, Charles e Uillian Correia, destaques da conquista, o Ceará hoje é um clube referência no Nordeste, um dos mais saneados da região e do país - não tem dinheiro sobrando, mas não tem grandes dívidas - e, ao contrário do que ocorria na década passada, atrai profissionais ansiosos para trabalhar num ambiente sem salários atrasados e com estrutura adequada e preparada para trilhar um caminho de sempre brigar por títulos .

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos