Sim, eu achava que Ganso seria mais jogador do que Neymar

image

Cinco anos atrás, no fim de julho de 2010, Mano Menezes faria a sua primeira convocação como técnico da Seleção Brasileira. Entre os 24 atletas chamados, Neymar e Ganso, que tinham sido deixados de fora da Copa da África pelo técnico Dunga, em que pese o apelo popular.

Os meninos brilhavam no Santos e ali eu tinha a nítida impressão de que Ganso seria mais jogador. No seu futebol, uma refinamento raro dos craques do passado, visão de jogo, liderança, capacidade ímpar de passes perfeitos para gols, ótimo chute de fora da área e serenidade. Neymar também mostrava muito talento, o drible fácil, a imensa competência para ser artilheiro, a habilidosa movimentação, mas ele abusava do individualismo. Era ansioso e petulante em campo, gostava de arrumar confusão. Não era difícil imaginar que logo “quebraria a cara”.

Os anos passaram e tanto quanto eu estava muito errado os caminhos dos ainda muito amigos se distanciaram. Ganso hoje - e faz tempo - é um atleta desinteressado, pouco participativo nos jogos do São Paulo, sem qualquer chance na seleção ou interesse de times importante da Europa. Está apagado pelas suas próprias limitações. Neymar é o oposto. Joga no melhor time do mundo, é o principal atleta da seleção brasileira - usando a camisa 10 que, em tese, seria a de Ganso - não se omite e aperfeiçoou sua condição técnica. Em que pese as bobagens que fez no decorrer os jogos na recente Copa América do Chile, amadureceu como atleta, a prova está no seu desempenho absurdo em gols e conquistas neste período.

E nos próximos cinco anos? Projetar um longo tempo é muito difícil, ainda mais no esporte, mas nada indica que os caminhos dos talentos de Neymar e Ganso vão se cruzar de novo. O jogador do Barça está e prova tendência de alta temporada após temporada. Já Ganso não vislumbra qualquer indicativo de melhora de desempenho, pelo contrário. A distância entre ambos, enorme, tem chance de aumentar ainda mais.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos