Espanhol deixa queniano ganhar corrida e dá lição de honestidade

Mais que uma filosofia esportiva, o Olimpismo é uma filosofia de vida e prega a amizade, a compreensão mútua, a igualdade, a solidariedade e o "fair play" (jogo limpo). Infelizmente, hoje em dia, parece que esses valores estão em falta no esporte e na sociedade, em geral. Por isso não poderia deixar de falar deste vídeo, que está sendo compartilhado por milhões de pessoas, no mundo inteiro.

Em dezembro do ano passado, durante uma corrida cross country em Navarra, na Espanha, Iván Fernández Anaya deu uma lição de honestidade, ao deixar o campeão olímpico Abel Mutai ganhar a prova. O queniano liderava com folga, nos últimos metros diminuiu o ritmo e começou a cumprimentar o público, achando que já teria cruzado a linha de chegada. O espanhol, segundo colocado, não deu uma de espertinho e nem se aproveitou da situação para ultrapassar o rival. Ivan Fernandez Anaya seguiu atrás de Abel Mutai e, gesticulando, levou o queniano até a vitória, o que iria acontecer normalmente, se ele não tivesse se enganado no percurso. (Veja o momento da chegada no vídeo abaixo)

Ivan Fernandez Anaya ainda é jovem, tem apenas 24 anos, e deu exemplo para muitos veteranos que, em alguns momentos, esquecem os princípios do Olimpismo. Ao terminar a prova, o espanhol disse: "Ainda que tivessem me dito que ganharia uma vaga na seleção espanhola, para disputar o Campeonato Europeu, eu não teria me aproveitado. Acho que é melhor o que eu fiz, do que se tivesse vencido nessas circunstâncias. E isso é muito importante, porque hoje, do jeito que estão as coisas no futebol, na sociedade, na política, onde parece que vale tudo, um gesto de honestidade vai muito bem".

Em tempos de Lance Armstrong, ainda podemos ter esperança!

VEJA TAMBÉM:
- Espanha sofre da "síndrome do irmão caçula"
- Lance Armstrong admite que venceu títulos da Volta da França dopado
- De propósito? Brasileiro acerta duas boladas em goleiro russo e é expulso

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos