Blog do André Henning

O agradecimento de Tite à torcida corintiana

André Henning
Blog André Henning

O gesto foi marcante. Todos os noticiários esportivos do dia seguinte deram destaque à festa da torcida corintiana ao término do jogo contra o Boca. Ainda enraivecida com a arbitragem do paraguaio Carlos Amarilla (e não vem aqui ao caso discutir se estava mal intencionado ou não), a fiel torcida esqueceu a eliminação da Libertadores e reverenciou seus ídolos. Um time que, até aquele instante, havia vencido tudo o que tinha disputado – Brasileirão, a mesma Libertadores, Mundial. A derrota era apenas um detalhe do futebol.

Os jogadores, a caminho do vestiário, diminuíram o ritmo das passadas. Pareciam não entender o que estava acontecendo. Que grito era aquele que vinha das arquibancadas? Era mesmo a torcida cantando, a plenos pulmões, o hino do clube? Aquela mesma torcida que, vira e mexe, cobra, invade treinos, tentar bater em jogadores?? Não, era mais que isso. Era o sócio das organizadas também, mas acima deles era o torcedor comum agradecendo a luta em campo. Emocionado pelo que tinha visto em campo, por tudo o que tinha vivido nos últimos meses.

Entre os programas do dia seguinte, no meio de tantas matérias e depoimentos, uma se destacou – a de Joseval Peixoto, âncora do SBT Brasil. Como dá pra ver no vídeo abaixo, Joseval abriu o coração e rendeu sua homenagem à torcida. O treinador do Corinthians, Tite, em casa viu e se emocionou. E resolveu levar para o grupo. O vídeo foi mostrado na palestra tradicional de antes das partidas. A vitoria contra o Santos seria um prêmio de consolação para a torcida, os jogadores deviam esse caneco a quem os apoiou.

Ao término do jogo na Vila, quando encontrou o repórter Rodrigo Vianna, do mesmo SBT, Tite pediu que enviasse um recado agradecendo Joseval pelas palavras da quinta-feira. Rodrigo, faro apurado, sugeriu que ele mesmo o fizesse, que gravasse seu depoimento em frente à câmera. E assim foi feito. Tite, publicamente, agradeceu o comentário e, principalmente, o gesto do torcedor.

Nem ele, Tite, soube dimensionar o tamanho daquele gesto da torcida pós-Boca. Foi só depois, quando viu a repercussão, que entendeu que aquele poderia ser um momento diferente – o instante em que o torcedor carrega o time, e não o contrário como geralmente acontece. O exato instante em que a torcida do Corinthians conquistava, junto com o time, o vigésimo sétimo título paulista que só viria quatro dias depois em Santos. O título do time que tem Paulista até no nome.

Exibir comentários (7)
Os sites do Yahoo Esportes e do Esporte Interativo agora estão separados. Por favor, escolha qual deseja acessar:
  • Poluição da Baía de Guanabara assusta especialistas e atletas para Rio-2016

    Os atletas que vão competir nos Jogos Olímpicos de 2016 terão que nadar e velejar em águas tão contaminadas por fezes humanas que se arriscam a contrair alguma doença e não poder concluir as provas, de acordo com uma investigação da agência de notícias Associated Press. Mais »

    Estadão Conteúdo - 54 minutos atrás
  • Com alta procura na internet, Palmeiras projeta fim de venda de ingresso no papel

    Como se tornou um hábito, a torcida do Palmeiras vai lotar mais uma vez o Allianz Parque neste domingo, desta vez para a partida contra o Atlético Paranaense. Mais »

    Estadão Conteúdo - 1 hora 9 minutos atrás
  • Levir cita finalizações certeiras como diferencial para vencer São Paulo

    O técnico Levir Culpi não conseguiu esconder a alegria pela vitória em cima do São Paulo, no Mineirão, que mantém o Atlético-MG na liderança isolada do Brasileiro. O treinador entende que o jogo foi equilibrado, destacando as finalizações do Galo como fator decisivo para o triunfo por 3 a 1, no Gigante da Pampulha, na última quarta.“Foi mais um jogo duríssimo e a gente considera essa vitória uma goleada. Eu estava falando com o Rogério ali, na saída, não foi jogo para 3 a 1. Os dois times se equivalem, são fortes, jogam para vencer. ... Mais »

    Gazeta Press - 4 horas atrás
  • Flipkens avança e enfrenta cabeça de chave 1 em busca de vaga na semi

    A belga Kirsten Flipkens será a adversária da favorita Anastasia Pavlyuchenkova nas quartas de final do WTA de Baku, no Azerbaijão. Na manhã desta quinta-feira, a tenista número 86 do mundo derrotou a russa Vitalia Diatchenko (92º) por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 7/6 (7-5) e assegurou vaga na próxima fase do torneio disputado no saibro. Mais »

    Gazeta Press - 4 horas atrás
  • Com dez dias até clássico, São Paulo prioriza finalização após revés

    Juan Carlos Osorio promete tratar assunto como prioritário no CT (Foto: Rubens Chiri/São Paulo FC)As chances desperdiçadas antes de sofrer os gols da derrota por 3 a 1, nesta quarta-feira, fizeram Juan Carlos Osorio ter ao menos uma certeza: o São Paulo precisa melhorar suas finalizações. É o que o treinador promete fazer na semana e meia que terá até o próximo compromisso, o clássico contra o Corinthians, no Morumbi."Temos que trabalhar mais na nossa eficácia à frente do gol rival. Agora, acho que é nossa maior preocupação. Criamos oportunidades e não concretizamos. ... Mais »

    Gazeta Press - 4 horas atrás