Blog do André Henning

O agradecimento de Tite à torcida corintiana

André Henning
Blog André Henning

O gesto foi marcante. Todos os noticiários esportivos do dia seguinte deram destaque à festa da torcida corintiana ao término do jogo contra o Boca. Ainda enraivecida com a arbitragem do paraguaio Carlos Amarilla (e não vem aqui ao caso discutir se estava mal intencionado ou não), a fiel torcida esqueceu a eliminação da Libertadores e reverenciou seus ídolos. Um time que, até aquele instante, havia vencido tudo o que tinha disputado – Brasileirão, a mesma Libertadores, Mundial. A derrota era apenas um detalhe do futebol.

Os jogadores, a caminho do vestiário, diminuíram o ritmo das passadas. Pareciam não entender o que estava acontecendo. Que grito era aquele que vinha das arquibancadas? Era mesmo a torcida cantando, a plenos pulmões, o hino do clube? Aquela mesma torcida que, vira e mexe, cobra, invade treinos, tentar bater em jogadores?? Não, era mais que isso. Era o sócio das organizadas também, mas acima deles era o torcedor comum agradecendo a luta em campo. Emocionado pelo que tinha visto em campo, por tudo o que tinha vivido nos últimos meses.

Entre os programas do dia seguinte, no meio de tantas matérias e depoimentos, uma se destacou – a de Joseval Peixoto, âncora do SBT Brasil. Como dá pra ver no vídeo abaixo, Joseval abriu o coração e rendeu sua homenagem à torcida. O treinador do Corinthians, Tite, em casa viu e se emocionou. E resolveu levar para o grupo. O vídeo foi mostrado na palestra tradicional de antes das partidas. A vitoria contra o Santos seria um prêmio de consolação para a torcida, os jogadores deviam esse caneco a quem os apoiou.

Ao término do jogo na Vila, quando encontrou o repórter Rodrigo Vianna, do mesmo SBT, Tite pediu que enviasse um recado agradecendo Joseval pelas palavras da quinta-feira. Rodrigo, faro apurado, sugeriu que ele mesmo o fizesse, que gravasse seu depoimento em frente à câmera. E assim foi feito. Tite, publicamente, agradeceu o comentário e, principalmente, o gesto do torcedor.

Nem ele, Tite, soube dimensionar o tamanho daquele gesto da torcida pós-Boca. Foi só depois, quando viu a repercussão, que entendeu que aquele poderia ser um momento diferente – o instante em que o torcedor carrega o time, e não o contrário como geralmente acontece. O exato instante em que a torcida do Corinthians conquistava, junto com o time, o vigésimo sétimo título paulista que só viria quatro dias depois em Santos. O título do time que tem Paulista até no nome.

Exibir comentários (7)
Os sites do Yahoo Esportes e do Esporte Interativo agora estão separados. Por favor, escolha qual deseja acessar:
  • São Paulo vai receber proposta por Rafael Toloi

    São Paulo vai receber proposta por Rafael Toloi

    Zagueiro custou R$ 5,5 milhões ao Tricolor em 2012 (Fernando Dantas/Gazeta Press) Mais »

    Blog do Jorge Nicola - 4 horas atrás
  • A vergonha da venda de mando de campo no futebol brasileiro

    A vergonha da venda de mando de campo no futebol brasileiro

    A permissividade da CBF em relação à venda de mando de campo dos clubes é um dos maiores absurdos que o futebol brasileiro guarda. Neste fim de semana, procurando ganhar uns trocados, a Ponte Preta “recebeu” o Palmeiras na Arena Cuiabá lotada de torcedores verdes, abandonando o seu estádio em Campinas para a partida da Série A. Mais »

    Blog Contrapé - 5 horas atrás
  • Por ‘erro técnico’, árbitro que expulsou Geuvânio é afastado pela CBF

    Depois da polêmica na partida entre Santos e Grêmio, na Vila Belmiro, o árbitro Felipe Gomes da Silva está fora da escala de juízes das próximas duas rodadas do Campeonato Brasileiro. A decisão foi tomada pela Confederação Brasileira de Futebol, que considerou "erro técnico" durante o jogo. O presidente da comissão de arbitragem da entidade explicou o caso. Mais »

    Gazeta Press - 6 horas atrás
  • "Campeão de tudo", Arthur Zanetti chega a Toronto para ouro inédito

    Arthur Zanetti reúne medalhas de ouro em quase todos as competições que disputou na carreira, desde os Jogos Olímpicos, passando pelo Mundial, pelo Sul-Americano e até pela Universíade. No entanto, um título ainda falta na prateleira de conquistas do ginasta paulista: dos Jogos Pan-Americanos. Já em Toronto para a disputa da competição, o atleta comentou sobre as expectativas dele e da equipe brasileira para o Pan. Mais »

    Gazeta Press - 6 horas atrás
  • Guerrero vai treinar nesta terça, e deve jogar contra o Internacional

    Se a festa de apresentação foi cancelada, a estreia não será. Antes de ser oficializado como novo jogador do Flamengo, o peruano Paolo Guerrero deverá treinar no Ninho do Urubu, nesta terça-feira, e viajar com a delegação para Porto Alegre, onde o Rubro-Negro enfrenta o Internacional, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. Mais »

    Gazeta Press - 6 horas atrás