Bia Maia iguala Maria Esther Bueno como top 30 do mundo e será cabeça de chave em Wimbledon

Bia Maia com o caneco de Birmingham - Paul ELLIS / AFP


O título conquistado neste domingo em Birmingham, o segundo da carreira, fará com que Beatriz Haddad Maia iguale a marca de Maria Esther Bueno como a melhor ranqueada da história do Brasil desde que a tabela foi criada, em 1974.


Bia, atual 32ª colocada, irá aos 1640 pontos, ficando na 29ª posição. Maria Esther obteve tal feito em 1976. É bom lembrar que Maria Esther teve seu auge com os três títulos de Wimbledon antes da tabela da WTA nascer. Na década de 60 ela foi considerada a melhor do mundo.

A brasileira começou o ano apenas como a 83ª do mundo e na semana passada ocupava o 48º posto antes do troféu em Nottingham, na Inglaterra.

Bia também garante a vaga como cabeça de chave em Wimbledon como a 24ª e vai evitar duas outras favoritas pela frente nas duas primeiras rodadas.

Como cabeça 24, ela vai evitar uma das top 8 logo na terceira rodada, podendo encarar as cabeças 9 até a 16ª. A brasileira teria uma dessas tenistas como potenciais rivais na 3ª rodada: Garbiñe Muguruza, Emma Raducanu, Cori Gauff, Barbora Krejcíkova, Jelena Ostapenko, Leylah Fernandez, Belinda Bencic ou Angelique Kerber. Isso se nenhuma destas desistir até o evento começar. O sorteio será feito na próxima sexta-feira.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos