Austrália vence Peru nos pênaltis pela repescagem e vai à Copa do Mundo

Depois de um empate sem gols no tempo normal e na prorrogação, a Austrália venceu nesta segunda-feira o Peru nos pênaltis (5 a 4) pela repescagem para a Copa do Mundo de 2022 e garantiu vaga no Mundial do Catar.

O goleiro Andrew Redmayne, que entrou no final do jogo para a decisão por pênaltis, foi o herói dos 'Socceroos' ao defender a sexta cobrança dos peruanos, feita por Alex Valera.

Os australianos ocuparão o Grupo D da Copa do Mundo, ao lado de França, Dinamarca e Tunísia.

Com a eliminação do Peru, a América do Sul terá quatro representantes no Mundial: Brasil, Argentina, Equador e Uruguai.

- Pressão da Austrália -

A seleção australiana começou melhor no jogo, aproveitando a força física de seus jogadores para pressionar a saída de bola do Peru desde o início.

Os 'Socceroos' recorreram aos chutes de média distância, começando pelo meia Ajdin Hrustic e o atacante Mathew Leckie, para levar perigo ao gol defendido por Gallese.

Depois de 10 minutos, com bom jogo coletivo e movimentação, a seleção peruana começou a reagir para criar chances de marcar.

Com seu trio ofensivo formado por Gianluca Lapadula, Christian Cueva e André Carrillo, o Peru apostou no contra-ataque para tentar abrir o placar.

Com 30 minutos de jogo, a Austrália mantinha a posse de bola no meio-campo e criava as melhores jogadas ofensivas, mas seus jogadores não acertavam na hora da definição.

Com mais poder ofensivo, o time australiano tentou se aproveitar da imprecisão dos peruanos.

No primeiro tempo, os 'Socceroos' levaram vantagem em quase todas os duelos pelo alto e chegaram com mais perigo ao gol de Gallese, enquanto o Peru praticamente não deu trabalho ao goleiro Mathew Ryan.

- Falta de pontaria e pênaltis -

Depois do intervalo, o técnico Gareca voltou decidido a buscar a vitória e, apesar de não ter trocado nenhum jogador, lançou o time peruano ao ataque.

Com cruzamentos venenosos pelo lado direito, Carrillo procurou Lapadula no jogo aéreo, pouco efetivo na primeira etapa.

Com 19 minutos, Gareca colocou em campo o meia Edison Flores para dar mais poderio ofensivo a sua equipe, que sofria sem encontrar alternativas para atacar.

Em jogadas de bola parada e chutes de longe, a Austrália chegou perto de abrir o placar nos minutos finais, mas continuava errando na hora de finalizar.

Na prorrogação, os peruanos tiveram a chance mais clara da partida, em uma cabeçada de Flores que acertou a trave.

No último minuto do tempo extra, o técnico australiano Graham Arnold lançou a campo goleiro Mathew Redmayne para a disputa de pênaltis.

Na primeira cobrança da série, o chute de Martin Boyle parou nas mãos de Gallese. Mas na sequência os peruanos não conseguiram manter a vantagem, com Luis Advíncula acertando a trave e a estrela do goleiro Redmayne brilhando com a defesa na cobrança de Alex Valera.

-- Ficha técnica:

Austrália 0 - 0 Peru (5 - 4 nos pênaltis)

Estádio: Ahmad Bin Ali (Al Rayyan)

Árbitro: Slavko Vincic (SLO)

Cartões amarelos:

Austrália: Atkinson

Peru: Flores

Decisão por pênaltis:

Cobranças convertidas:

Austrália: Mooy, Goodwin, Hrustic, Maclaren, Mabil

Peru: Lapadula, Callens, Tapia, Flores

Cobranças desperdiçadas:

Austrália: Boyle

Peru: Advíncula, Valera

Escalações:

Austrália: Mathew Ryan (Andrew Redmayne) - Nathaniel Atkinson (Fran Karacic), Bailey Wright, Kye Rowles, Aziz Behich (Craig Goodwin) - Aaron Mooy, Jackson Irvine, Ajdin Hrustic, Martin Boyle, Mathew Leckie (Jamie Mclaren) – Mitchell Duke (Awer Mabil).

Técnico: Graham Arnold.

Peru: Pedro Gallese - Luis Advíncula, Carlos Zambrano, Alexander Callens, Miguel Trauco - Christofer Gonzáles, Renato Tapia, Christian Cueva (Alex Valera), Sergio Peña (Pedro Aquino), André Carrillo (Edison Flores) - Gianluca Lapadula.

Técnico: Ricardo Gareca.

pel-jde/mdm/cb

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos