Austrália elimina Emirados Árabes Unidos (2-1) e decide vaga na Copa com Peru

A Austrália venceu os Emirados Árabes Unidos por 2 a 1 nesta terça-feira em Al-Rayyan (oeste de Doha) e enfrentará o Peru na repescagem intercontinental no dia 13 de junho valendo uma vaga na Copa do Mundo de 2022 no Catar (21 de novembro a 18 de dezembro).

Ajdin Hrustic marcou o gol da vitória na reta final da partida (84). O vencedor do duelo entre Austrália e Peru fará parte do Grupo D da Copa do Mundo, junto com a atual campeã França, Dinamarca e Tunísia.

A seleção peruana, 22ª no ranking da Fifa e quinta colocada no grupo único da zona sul-americana, luta por sua sexta classificação para uma Copa na próxima segunda-feira, enquanto a Austrália, 42ª nesse ranking, buscam a passagem para o seu quinto Mundial.

"Estou 50% feliz com a equipe. Acho que ainda há muita coisa para melhorias", disse o técnico australiano Graham Arnold.

"Teremos que fazer um jogo melhor", disse ele se referindo ao próximo duelo contra os peruanos. "Se eu perguntar aos meus jogadores se eles têm uma margem de progressão, acho que todos me diriam que sim. É o que precisamos", disse o treinador.

Austrália e Emirados Árabes Unidos haviam sido terceiros em seus respectivos grupos das eliminatórias da zona asiática, fora das duas posições que garantiam as vagas diretas de cada grupo para o Mundial.

É por isso que essas seleções tiveram de jogar a repescagem no Catar.

Os Emirados, que disputaram apenas uma Copa do Mundo (Itália-1990), portanto, não estarão no torneio que será realizado em um de seus vizinhos do Golfo.

- Decepção para Caio e Arruabarrena -

Depois de um primeiro tempo monótono no jogo desta terça-feira, os australianos abriram o placar no início do segundo tempo (aos 53 minutos), por meio de Jackson Irvine.

Mas a vantagem 'aussie' não durou muito. Quatro minutos depois, o brasileiro naturalizado emiradense Caio Canedo (ex-jogador do Botafogo) empatou, após receber um cruzamento do onipresente Harib Abdalla Almaazmi, autor dos únicos dois chutes na direção do gol nos primeiros 45 minutos.

O gol da vitória da Austrália foi marcado por Ajdin Hrustic, aos 84 minutos, para a tristeza dos milhares de torcedores dos Emirados no estádio Ahmad Ben Ali, em Al Rayyan, local que receberá sete jogos durante a Copa do Mundo.

O técnico argentino dos Emirados Árabes Unidos, Rodolfo Arruabarrena, lamentou a eliminação de sua equipe e admitiu que faltou "energia nos últimos quinze minutos".

Após a classificação do País de Gales no domingo, restam duas vagas para a primeira Copa do Mundo da história em um país árabe.

Um dia após o duelo Austrália-Peru, na segunda-feira, 13 de junho, Costa Rica e Nova Zelândia se enfrentarão em mais um playoff intercontinental, no caso deles para decidir qual dos dois fará parte do Grupo E, ao lado de Espanha, Alemanha e Japão.

jde/dr/dam/aam

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos