Atletas de sete países disputam o 37º Bahia Juniors Cup a partir de sábado

Divulgação


Cerca de 220 atletas de sete países disputam, a partir deste sábado, dia 24, a 37ª edição do Bahia Juniors Cup, em Salvador (BA). O torneio É dos que mais revela talentos do tênis brasileiro E será disputado entre até o sábado, dia 1º de outubro.

A competição volta ao Costa Verde Tennis Clube, no bairro de Piatã, na capital baiana. O torneio tem parceria com a Federação Bahiana de Tênis e conta com o apoio da Sudesb.

Após um ano difícil com restrições como 2021, o torneio volta a ter pontuação J3 para o ranking mundial sendo o terceiro mais valioso do país e maior no segundo semestre em território brasileiro.

Além de atletas do Brasil, o evento terá jogadores do Chile, da Argentina, dos Estados Unidos, do Japão, da Itália e do Peru. No masculino o favorito será o argentino Gonzalo Zeitune, 174º do mundo, seguido pelos paranaenses Gustavo Almeida e Matheus de Lima.

No feminino, a chilena Martina Pavissich será a favorita, seguida das brasileiras Olivia Carneiro, Maria Luisa Oliveira e Cecília Costa.

Os baianos estarão representados com Luana Paiva na chave principal do feminino além de Gabriel Godoy e Victor Rocha no qualifying do masculino que já começa no sábado, dia 24. A chave principal larga na segunda-feira, 26.

Nas categorias 16 e 14 anos o evento vale para o ranking sul-americano do Cosat. Atletas de até 12 anos disputam evento com pontos no ranking nacional da Confederação Brasileira de Tênis.

"Estamos de volta ao Costa Verde Tennis Clube que nos abriu a porta com sua ótima estrutura para receber o evento. O evento volta a ganhar notoriedade não só no Brasil, mas lá fora ao voltarmos com a pontuação maior J3 e dando gratuidade aos atletas em hospedagem e teremos uma bela disputa com atletas de sete países e nossos baianos na busca por bons resultados em uma ótima oportunidade de jogarem em casa", completou.


"Para nós do Costa Verde Tennis Clube é uma honra voltar a receber o Bahia Juniors Cup, torneio tradicional em revelar grandes nomes do tênis brasileiro. Esperamos nossos jovens talentos e também estrangeiros buscando subir no ranking de olho nos Grand Slams de 2023", disse Marcus Vinicius Ribeiro , vice-presidente do Costa Verde Tennis Clube.

O Bahia Juniors Cup tem tradição de revelar grandes nomes do tênis nacional. No ano passado, o carioca João Fonseca conquistou seu primeiro título internacional e hoje se encontra como o 55º do mundo com apenas 15 anos e oitavas de final em Roland Garros e Wimbledon nesta temporada. Gustavo Kuerten foi campeão em 1993 passando na final pelo baiano Duda Catharino Gordilho em final de três sets. Marcelo Melo, André Sá, Jaime Oncins e Flávio Saretta, entre outros já jogaram o torneio que acontece desde 1985.