Atlético-MG: comitê de clubes vota a favor da unificação de títulos; federações pedem prazo


O Atlético-MG ainda não terá a resposta definitiva para o reconhecimento dos títulos da Copa Conmebol como edições da Copa Sul-Americana. Em reunião ocorrida nesta segunda-feira, o comitê de clubes votou a favor da unificação, mas as confederações nacionais pediram maior prazo para avaliar o pedido.

+ Unificação da Copa Conmebol e Sul-Americana tem novo capítulo; veja quem seria beneficiado

O comitê dos clubes foi composto pelos 16 times que se classificaram às oitavas de final da Libertadores 2022. Destes, 10 votaram a favor da unificação dos títulos: Atlético-MG, Talleres, River Plate, Vélez Sarsfield, Colón, Boca Juniors, Athletico-PR, Libertad, Fortaleza e Estudiantes.

As informações foram antecipadas pelo ge e confirmadas pelo LANCE!/Valinor Conteúdo. Corinthians, Flamengo e Palmeiras votaram contra a unificação dos títulos, enquanto que Emelec, Cerro Porteño e Tolima se abstiveram. No final, a votação favoreceu o pedido liderado pelo Atlético-MG.

Apesar da votação favorável, os representantes das 10 confederações que representam a entidade sul-americana pediram um maior prazo para avaliação do pedido. A decisão final deverá ser emitida em uma reunião do conselho executivo da Conmebol, sem data definida.

Copa Conmebol - Atlético-MG
Copa Conmebol - Atlético-MG

Galo se consagrou bicampeão da extinta Copa Conmebol, nas temporadas de 1992 e 1997 - (Foto: Divulgação/Atlético-MG)

O Atlético-MG foi campeão da Copa Conmebol em 1992 e 1997. Além disso, foi vice-campeão em 1995, e chegou nas semifinais em 1993 e 1998. Pelo histórico favorável, o clube espera que as antigas conquistas sejam reconhecidas como títulos da atual Copa Sul-Americana. Botafogo, São Paulo e Santos são os outros clubes brasileiros que também conquistaram o extinto torneio.

Entre os representantes do comitê de clubes, o Talleres era o único outro campeão da competição, vencedor na edição de 1999. O interesse dos clubes no reconhecimento dos títulos está no ranking da Conmebol. O Atlético-MG poderá ganhar até 300 pontos caso as conquistas sejam unificadas.