Atacantes da seleção brasileira se valorizam em ano de Copa do Mundo


Raphinha foi contratado pelo Barcelona, Richarlison foi para o Tottenham e Gabriel Jesus se transferiu para o Arsenal. Em ano de Copa do Mundo, os atacantes brasileiros estão se valorizando e movimentando o mercado de transferências.

Enquanto uns mudam de clubes, Vini Jr e Rodrygo, as duas joias do Real Madrid, estão próximas de renovar seus contratos. Enquanto a cria do Ninho do Urubu irá assinar vínculo até 2027, o Rayo deve assinar até 2028.

RAPHINHA MUDOU DE PATAMAR
​Convocado para a seleção brasileira pela primeira vez durante as Eliminatórias da Copa do Mundo em outubro de 2021, Raphinha conquistou destaque mundial devido as boas atuações com a amarelinha e pelo Leeds. Atualmente, ninguém imagina a equipe de Tite no Qatar sem o ponta direita.

Em sua última temporada no Leeds, o camisa 10 anotou 11 gols e três assistências em 35 partidas com as cores do clube inglês. Com isso, o atleta passou a ser disputado por Barcelona e Chelsea na atual janela de transferências.

Por seu desejo, o atacante optou por jogar na Catalunha, onde deve, primeiramente, lutar por um espaço como titular. O jogador irá disputar vaga com Dembélé, mas vive um período de ascensão em sua carreira e ainda pode viver seu auge.

Raphinha - Brentford x Leeds
Raphinha - Brentford x Leeds

Raphinha chegou no Barcelona (Foto: ADRIAN DENNIS / AFP)

POMBO VOOU PARA LONDRES
​Com a mesma idade de Raphinha, Richarlison saiu o Everton para o Tottenham no atual mercado de verão da Europa. Após quatro temporadas com a camisa do Toffees e cinco anos na Premier League, o atacante irá disputar sua primeira Champions League em 2022/2023.

Embora tenha oscilado em alguns momentos, a reta final da última temporada foi chave para a saída do atual camisa nove dos Spurs. Nos últimos nove jogos, o atleta marcou seis gols e contribuiu com uma assistência.

Já pela seleção brasileira, Richarlison voltou a ser convocado nas Eliminatórias da Copa do Mundo em março. E dos últimos quatro jogos disputados, sendo dois amistosos, o pombo marcou quatro tentos e deu uma assistência, o que o projetou para se transferir para uma das equipes do Big Six.

Richarlison - Tottenham
Richarlison - Tottenham

Richarlison é a grande contratação do Tottenham (JUNG YEON-JE / AFP)

NOVO PROTAGONISTA
​A saída de Gabriel Jesus do Manchester City para o Arsenal pode ser vista como uma queda na carreira. No entanto, o novo centroavante dos Gunners buscava mais minutos e protagonismo, o que deve conseguir em Londres.

Desde que chegou na Inglaterra, o atacante encontrou dificuldades para assumir a titularidade por conta da presença de Aguero. Para a próxima temporada, os Sky Blues contrataram Erling Haaland e Julian Álvarez.

Com isso, a saída é positiva para Jesus. No Arsenal, que perdeu Aubameyang em janeiro e Lacazette nas últimas semanas, o camisa nove terá a concorrência somente de Nketiah, mas a expectativa é de que o brasileiro seja dono da vaga sem muita discussão.

Gabriel Jesus
Gabriel Jesus

Jesus será protagonista no Arsenal (Foto: Divulgação / Arsenal)

DUPLA PRÓXIMA DA RENOVAÇÃO
​No Real Madrid, Vini Jr fez uma temporada brilhante após anos sendo criticado por conta de suas finalizações. Em 2021/2022, o atleta superou, e muito, as expectativas, encerrou o ano com 22 gols marcados - sendo um na final da Champions League - e 20 assistências distribuídas.

Devido ao grande desempenho, o clube merengue acelerou as conversas em busca de uma renovação contratual. O atacante tem acordo para seguir na equipe espanhola até 2027, embora falte a oficialização do acordo.

Por outro lado, Rodrygo não conseguiu ser titular absoluto no time de Carlo Ancelotti, tendo disputado vaga com Asensio e Fede Valverde ao longo da última temporada. No entanto, o brasileiro ganhou protagonismo ao ser decisivo na Champions League.

Em 11 partidas, o camisa 21 marcou cinco gols, sendo três deles em momentos decisivos nos jogos contra Chelsea e Manchester City, e deu duas assistências. Com isso, o atleta está próximo de assinar um novo vínculo até 2028.

Rodrygo, Vini Jr e Militão - Real Madrid
Rodrygo, Vini Jr e Militão - Real Madrid

Dupla de atacantes do Real Madrid deve renovar contrato (ANDER GILLENEA / AFP)

FIM DAS ESPECULAÇÕES
​Com o início da janela de transferências e a renovação contratual de Mbappé, o nome de Neymar passou a ser especulado longe do Paris Saint-Germain. O atacante chegou a ser cogitado no Chelsea, mas os rumores esfriaram nos últimos dias.

O camisa 10 do PSG se reapresentou ao clube francês com uma semana de antecedência e vem trabalhando duro com foco na Copa do Mundo. O atleta irá participar da pré-temporada com a equipe na Ásia e é tratado como peça indispensável do técnico Christophe Galtier.

Neymar se reapresenta no PSG
Neymar se reapresenta no PSG

Neymar trabalha no PSG visando a Copa do Mundo (Divulgação/Twitter PSG)

AINDA PODE SE TRANSFERIR
​Após um grande início de temporada com o Ajax, onde marcou 12 gols e deu 10 assistências em 33 jogos, Antony não participou dos últimos sete jogos do Campeonato Holandês e da final da Copa da Holanda por conta de uma lesão no tornozelo.

Devido ao problema físico, o ponta também não participou dos amistosos do Brasil contra Coreia do Sul e Japão e encerrou 2021/2022 em baixa. Ainda assim, o camisa 11 vem sendo especulado no Manchester United.

A chegada de Erik ten Hag, ex-técnico do Ajax, nos Red Devils é um fator que pesa. O atleta da Seleção é adorado pelo comandante holandês e sua saída da Eredivisie para a Premier League nas próximas semanas não é descartada.

Ajax x Benfica - Antony e Everton Cebolinha
Ajax x Benfica - Antony e Everton Cebolinha

Antony é especulado no Manchester United (FOTO: JOHN THYS / AFP)

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos