Aranha lança livro sobre José do Patrocínio, que lutou pelo fim da escravidão

Aranha agora atua como escritor (Foto: Reprodução)

O ex-goleiro Aranha aproveitou o Festival Literário de Poços de Caldas, o Flipoços, para lançar seu novo livro, “Patrocínio”, da Editora Mostarda. A obra, lançada na última quinta-feira, resgata a história de José do Patrocínio, uma das principais personalidades do século XIX, que lutou pelo fim da escravidão no Brasil.

Desde sua aposentadoria dos gramados em 2019, o ex-atleta tem investido na carreira de escritor. Quando goleiro, Aranha foi vítima de atos racistas em estádios. Em sua nova obra, ele mostra, através do exemplo de José de Patrocínio, como pessoas negras podem conquistar seu lugar na sociedade.

José Carlos do Patrocínio foi um farmacêutico, jornalista, escritor, orador e ativista político brasileiro. Destacou-se como uma das figuras mais importantes dos movimentos abolicionista e monarquista no país.

“Patrocínio” é o segundo livro da carreira de Mário Aranha como escritor, que já lançou “Brasil Tumbeiro“, no ano passado. Ambas obras abordam questões históricas da população negra e tem o objetivo de abrir novos caminhos a serem seguidos.