Após início discreto, Cebolinha tenta encaixar no Flamengo de Dorival Júnior


O Flamengo realizou um sonho antigo ao contratar Everton Cebolinha por R$ 80 milhões, junto ao Benfica. O jogador chegou com "grife europeia" ao Rubro-Negro, mas teve início discreto na equipe de Dorival Júnior. Agora, a ideia é recuperar a confiança do atacante para que ele dê frutos até o fim da temporada.

+ Bastidores da classificação do Flamengo têm discurso inflamado de David Luiz e festa com Gabigol

Ao todo, Cebolinha já disputou 17 partidas com a camisa do Flamengo, sendo oito como titular, marcou um gol e concedeu uma assistência. Além de ter que fazer a adaptação ao Rubro-Negro sem pré-temporada, outros fatores também podem ter prejudicado o início do atleta no Clube da Gávea.

ESQUEMA DE DORIVAL JÚNIOR
No atual Flamengo, a função que Cebolinha gosta de exercer não é das mais valorizadas. Ao contrário de formações anteriores do Rubro-Negro, que confiavam na velocidade de seus pontas, Dorival Júnior aposta no losango no meio, com Everton Ribeiro e Arrascaeta, além da troca de posição com Pedro e Gabigol.

Por isso, quando entra em campo, Everton parece ter dificuldade para encaixar, o que pode explicar no baixo aproveitamento nos passes: cerca de 80%. A porcentagem abaixo do normal nas finalizações também assusta: de 10 chutes tentados, apenas três acertam a meta adversária.

+ Lesão de Bruno Henrique completa três meses, e Flamengo vê lacuna preenchida no ataque

PRÉ-TEMPORADA E PREPARO FÍSICO
Como mencionado, Everton passou tempo de férias antes de se apresentar ao Flamengo. O fato de não poder treinar e se preparar antes, por conta das datas de abertura da janela de transferências, pode ter prejudicado a parte física do atleta. E para um atacante que depende da velocidade, isso faz toda a diferença.

O aproveitamento nos dribles também pode explicar a parte física do atleta. Os números quando é titular são expressivos, mas, ao todo, Cebolinha consegue completar apenas 55% das fintas tentadas, muio diferente dos números apresentados no Grêmio, por exemplo. No entanto, o espaço para melhora é grande.

São Paulo x Flamengo - Everton Cebolinha
São Paulo x Flamengo - Everton Cebolinha

Cebolinha marcou seu primeiro gol pelo clube na partida contra o São Paulo (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

VOLTA DO BOM FUTEBOL, CALENDÁRIO E TÍTULOS
Depois do início discreto, Everton Cebolinha terá diversas oportunidades para dar a volta por cima na temporada. Como o próprio Dorival Júnior frisou, o planejamento não deve mudar e o rodízio tem tudo para seguir no elenco do Flamengo.

+ Flamengo garante 12ª e 13ª final na gestão Landim; relembre todas!

Dessa forma, o agora camisa 11 terá diversas oportunidades no time titular do Rubro-Negro. O Clube da Gávea ainda vai disputar mais 11 jogos pelo Campeonato Brasileiro e mais dois pelas Copas (Libertadores e do Brasil). É tudo que o atacante precisa para mostrar serviço.

Cebolinha será relacionado por Dorival e tem tudo para começar a partida entre os titulares contra o Fluminense, neste domingo. O Flamengo enfrenta o Tricolor das Laranjeiras às 16h (de Brasília), no Maracanã, em jogo válido pela 27ª rodada do Brasileirão.