América-MG goleia e complica o Botafogo por vaga nas quartas da Copa do Brasil

MG - Belo Horizonte - 30/06/2022 - COPA DO BRASIL 2022 AMERICA-MG X BOTAFOGO - Ale jogador do America-MG comemora seu gol durante partida contra o Botafogo no estadio Independencia pelo campeonato Copa do Brasil 2022. Foto: Fernando Moreno/AGIF
MG - Belo Horizonte - 30/06/2022 - COPA DO BRASIL 2022 AMERICA-MG X BOTAFOGO - Ale jogador do America-MG comemora seu gol durante partida contra o Botafogo no estadio Independencia pelo campeonato Copa do Brasil 2022. Foto: Fernando Moreno/AGIF

Foi noite de coelho. Avassalador, o América-MG não deu chances para o Botafogo e goleou o rival por 3 a 0 no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, na noite desta quinta-feira, no Independência. Wellington Paulista, Danilo Avelar e Alê marcaram.

Desta forma, o América-MG pode ser derrotado por até dois gols de diferença no jogo da volta, que será no dia 14 de julho, no Estádio Nilton Santos, para garantir a classificação. O Botafogo terá uma longa ladeira: precisará correr atrás do prejuízo e vencer por quatro gols de diferença, ou três e tentar resolver a vaga nos pênaltis.

Leia também:

WP9 PARA O FIM DO JEJUM

Cinco jogos sem vencer, mais de 500 minutos sem marcar e pressão. O América deixou tudo isso para trás com cinco minutos. Everaldo deixou Hugo para trás, colocou Patric na boa e o lateral cruzou para Wellington Paulista na medida. O camisa 9 cabeceou e abriu o placar.

PRESSÃO E REAÇÃO

O gol empolgou o América, que continuou em cima. O Coelho era melhor, dominava as ações e chegava com facilidade ao ataque, inclusive fez mais um gol, mas foi anulado. O Botafogo, contudo, que teve boas chances: Matheus Nascimento acertou a bola na trave em duas oportunidades.

Mas foi isso. O Glorioso parou de jogar e viu o Coelho assumir um papel de protagonismo no decorrer da etapa. Pedrinho, por outro lado, obrigou Gatito Fernández a fazer duas boas defesas.

COELHO AÉREO

​A bola aérea voltou a punir o Botafogo. Dominante, o América continuou explorando o alto e a estratégia deu resultado: Patric cobrou um escanteio na cabeça de Danilo Avelar, que subiu sozinho para dobrar a vantagem do Coelho.

É CHOCOLATE

Luís Castro até fez duas alterações para o segundo tempo, mas o cenário não mudou. O América continuou dominando, ocupando espaços e foi superior. Não demorou muito para o Coelho transformar o placar em chocolate: novamente em bola aérea, Alê chegou em liberdade na área para completar um cruzamento de Pedrinho e mandar para a rede.

Com o passar do tempo, o Coelho passou a baixar as linhas e deixar o tempo passar. O Botafogo até tentou colocar um calor com a entrada de Diego Gonçalves, mas o atacante voltou a sentir a coxa e teve que sair, travando qualquer tipo de reação. No fim, vitória gigante e um passo para a classificação ao Coelho.

FICHA TÉCNICA
AMÉRICA-MG 3 X 0 BOTAFOGO

Local: Independência, em Belo Horizonte (MG)
Data e horário: 30/06/2022, às 19h (de Brasília)
Árbitro: Jean Pierre Goncalves Lima (RS)
Auxiliares: Leirson Peng Martins (RS) e Lucio Beiersdorf Flor (RS)
VAR: Daiane Caroline Muniz dos Santos (FIFA-SP)
Gramado: Bom
Público e renda: Não informados
Cartões amarelos: Éder e Wellington Paulista (AMG); Saravia (BOT)
Cartões vermelhos: -

Gols: Wellington Paulista (1-0, 5'/1ºT); Danilo Avelar (2-0, 34'/2ºT); Alê (3-0, 14'/2ºT)

AMÉRICA-MG: Matheus Cavichioli; Patric, Éder, Luan Patrick, Danilo Avelar (Marlon Lopes 9'/2ºT); Lucas Kal, Juninho, Alê (Juninho Valoura 30'/2ºT); Everaldo (Felipe Azevedo 22'/2ºT), Wellington Paulista (Aloísio 30'/2ºT), Pedrinho (Matheusinho 22'/2ºT). Técnico: Vágner Mancini.

BOTAFOGO: Gatito Fernández; Kanu, Carli, Philipe Sampaio (Jeffinho/Intervalo); Daniel Borges (Saravia/Intervalo), Kayque (Del Piage 20'/2ºT), Patrick de Paula, Hugo; Vinícius Lopes (Diego Gonçalves 20'/2ºT) (Daniel Cruz 39'/2ºT), Matheus Nascimento, Chay. Técnico: Luís Castro.