Alvo do Palmeiras, José Manuel López é bom na bola aérea; confira raio-x dos gols do argentino

José Manuel López desembarcou em São Paulo para fazer exames para o Verdão (Foto: Reprodução/Facebook Lanús)


Na última terça-feira, o LANCE! confirmou que o Palmeiras iniciou conversas para tentar contratar José Manuel López. Centroavante do Lanús, o jovem de 21 anos se destacou na última temporada no futebol da Argentina e chamou a atenção do departamento de análise do Verdão. Dessa forma, a reportagem fez um levantamento de todos os gols de López e fez um raio-x de como eles aconteceram.

GALERIA
> Relembre as contratações do Palmeiras na Era Anderson Barros

TABELA
> Veja classificação e simulador do Brasileirão-2022 clicando aqui

> Conheça o aplicativo de resultados do LANCE!

Vale destacar que, até aqui, o Verdão não vê a contratação como próxima e trata com cautela as tratativas. Enquanto isso, resta ao torcedor tentar entender os motivos que levaram o clube a colocar o "hermano" na lista de possíveis contratações para a "camisa 9". E uma dessas razões pode ter sido a facilidade para gols de bola aérea.

Em 59 jogos desde que estreou pelo Lanús, López anotou 22 tentos (média de 0,37 por jogo), sendo 15 deles marcados em 2021: 14 pelo Campeonato Argentino e um pela Copa Sul-Americana, divididos em 40 duelos, ou seja, média de 0,375. Em 2022, ele já marcou sete gols em 19 partidas, quatro pelo Campeonato Argentino e três pela Copa da Argentina, média de 0,37 tento por duelo nesta temporada.

Foi com a cabeça que López marcou grande parte dos gols nesse período em que joga pelos profissionais do Lanús. O argentino anotou dez tentos de cabeça, ou seja, 45,45% do total. As outras bolas na rede foram feitas de pé esquerdo (ele é canhoto) dez vezes (45,45% do total) e de pé direito duas vezes (9,1% do total anotado).

Se é um jogador de área que o Palmeiras deseja contratar, López pode ser o "cara" certo para se encaixar na função. Dos 22 gols marcados pelo garoto, 20 foram dentro da área (90,9% do total), que foram divididos da seguinte forma: 12 na grande área (60%), sete na pequena área (35%) e um de pênalti (5%). Apenas dois tentos foram anotados de fora da área pelo atacante (apenas 9,1% do total).

Embora tenha como principais características o posicionamento na área e a bola aérea, López não fez a maioria de seus gols a partir de bolas paradas. Foram apenas seis tentos aproveitando esse recurso (27,3% do total), além do gol marcado de pênalti (4,5% do total). Os outros 15 tentos foram anotados em jogadas de bola rolando, aproveitando passes, cruzamentos ou rebotes (68,2% do total).

Ainda não dá para saber se haverá sucesso na tentativa do Palmeiras, mas para um jovem de 21 anos, canhoto, argentino e com esses números, já dá para saber que se trata de um jogador com características de goleador e de quem gosta de jogar mais na área, diferentemente de Miguel Merentiel, que atua saindo da referência.

Confira a lista dos números citados acima:

Total
59 jogos
22 gols marcados
0,37 gol por jogo (média)

Situações em que foram marcados os gols
​15 de bola rolando (68,2% do total)
6 de bola parada (27,3% do total)
1 de pênalti (4,5% do total)

Parte do corpo com a qual o gol foi marcado
​10 gols de cabeça (45,45% do total)
10 gols de pé esquerdo (45,45% do total)
2 gols de pé direito (9,1% do total)

Parte do campo em que o gol foi marcado
12 gols na grande área (54,5% do total)​
7 gols na pequena área (31,8% do total)
2 gols de fora da área (9,1% do total)
1 gol de pênalti (4,5% do total)

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos