Alemanha bate França (2-1) e vai à final da Euro feminina contra a Inglaterra

A Alemanha se classificou para sua nona decisão de Eurocopa feminina ao derrotar nesta quarta-feira a França por 2 a 1 na semifinal e irá disputar o título no próximo domingo contra a Inglaterra.

A capitã Alexandra Popp marcou os dois gols alemães na partida, enquanto Merle Frohms fez contra para a seleção francesa.

"Sinto puro orgulho pelo que conquistamos e por essas jogadoras, da número 1 até a 23. Trabalhamos muito e somos um grupo muito unido, nos apoiando em campo. Nossa vitória é totalmente merecida", comemorou a treinadora da Alemanha, Martina Voss-Tecklenburg.

A Alemanha é a maior vencedora da Eurocopa feminina, com oito títulos nas 12 edições já realizadas. Todas as vezes em que chegou a final, a seleção alemã acabou levando o troféu.

A Inglaterra se classificou para a decisão na terça-feira, ao vencer a Suécia por 4 a 0 na primeira semifinal. Jogando em casa, as inglesas têm uma impressionante média de quatro gols por jogo no torneio.

A final será uma repetição da Eurocopa de 2009. Naquela ocasião, a Alemanha foi campeã com uma vitória por 6 a 2 sobre a Inglaterra.

As alemãs venceram todos os jogos que disputaram até agora nesta Euro-2022.

Em seu grupo na primeira fase venceram a Dinamarca (4-0), Espanha (2-0) e Finlândia (3-0), antes de bater a Áustria (2-0) nas quartas de final. O gol sofrido nesta quarta-feira foi o primeiro desta edição, mas, apesar disso, conseguiu vencer e garantir a vaga na final.

Alexandra Popp, eleita a melhor jogadora da partida, alcançou Beth Mead, da Inglaterra, na artilharia, ambas com seis gols. Elas igualaram o recorde de gols marcados em uma mesma edição do torneio, da alemã Inka Grings em 2009, e poderão superá-la na final.

Por sua vez, a França falhou em mais uma tentativa de chegar à sua primeira final de Eurocopa. Perdeu nas semifinais, assim como na Copa do Mundo de 2011 e nos Jogos Olímpicos de 2012.

Desde esses jogos, há dez anos, em Londres, as 'Bleues' emendaram cinco grandes competições em que foram eliminadas nas quartas de final.

"Hoje lutamos, apesar de tudo. No primeiro tempo foi difícil porque a Alemanha foi mais forte, mas acho que reagimos bem na segunda etapa. Faltou uma pequena dose de acerto na frente do gol delas", lamentou a treinadora da França, Corinne Diacre, em entrevista ao Canal+ de seu país.

"Queríamos ir para Wembley (para a final). Não conseguimos esta noite e podemos dizer que nosso adversário foi mais forte hoje, embora tenhamos lutado muito bem. Estou orgulhosa das minhas jogadoras", acrescentou.

- Ficha técnica:

Estádio: Stadium MK (Milton Keynes)

Árbitra: Cheryl Foster (WAL)

Posse de bola:

Alemanha: 54%

França: 46%

Gols:

Alemanha: Popp (2x)

França: Frohms (contra)

Cartões amarelos:

Alemanha: Gwinn, Oberdorf

França: Toletti, Bacha

Escalações:

Alemanha: Frohms - Gwinn, Hendrich, Hegering (Doorsoun), Rauch - Magull (Dallmann), Oberdorf, Däbritz (Lohmann) - Huth (Wassmuth), Popp (cap), Brand

Técnica: Martina Voss-Tecklenburg

França: Peyraud-Magnin - Périsset, Mbock Bathy, Renard (cap), Karchaoui - Bilbault, Toletti (Sarr), Geyoro - Diani, Malard (Bacha), Cascarino (Matéo)

Técnica: Corinne Diacre

jta-bvo/dr/cb

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos