Além do campo: Botafogo promove ensaios fotográficos para valorizar chegadas de jogadores


Uma declaração de Junior Santos, novo atacante do Botafogo, chamou a atenção na entrevista coletiva de apresentação do atacante no Alvinegro. Ele comentou e elogiou as fotos que tirou no Estádio Nilton Santos no primeiro dia no clube.

+ Montenegro elogia SAF do Botafogo, mas destaca: ‘Com esse dinheiro eu contrataria melhor’

- As fotos eu gostei para caramba (risos). Tirei as fotos ali (no estádio), foi legal, as fotos ficaram bonitas... Mas o modelo ajudou, bonitão desse jeito - brincou o atacante.

O Botafogo adota uma postura que não é comum no cenário do futebol: o clube passou a promover um ensaio fotográfico com os reforços desse ano. Uma medida para valorizar a chegada dos jogadores e, ao mesmo tempo, os cenários que envolvem o Glorioso.

O "pai da criança" é Vítor Silva, fotógrafo do Botafogo. O profissional foi o responsável de expandir a ideia e o retorno tem sido positivo. Em entrevista ao LANCE!, ele explicou como surgiu a ideia de sair da caixinha e expandir as fotos iniciais dos jogadores no clube novo.

+ Botafogo: Saiba como estão as condições físicas das contratações

- Hoje nós temos algo parecido com um media day, que o jogador tira fotos com um fundo branco para depois ser usadas nas redes sociais. Quando saímos de lá temos total liberdade no campo. Sempre faço uma primeira foto com o BFR no fundo, que é padrão de todo mundo, com a arquibancada aparecendo. De resto tenho que agradecer ao Botafogo pela liberdade que me dá de expressar a arte que é a fotografia, o registro que é um olhar artístico, algo que o próprio Junior agradeceu. Adryelson e Piazon também falaram muito bem. Eles (jogadores) ficam amarradões - afirmou.

Junior Santos - Botafogo
Junior Santos - Botafogo

Vítor levou Junior Santos até o fosso do Estádio Nilton Santos para tirar as fotografias (Foto: Vitor Silva / Botafogo)

- Antigamente a gente esperava o dia da apresentação para ser a primeira vez que o jogador iria vestir o uniforme. De vez em quando a gente tinha um atleta ou outro que tinha mais peso, alguns mais famosos, e esses a gente fazia algo no campo, como os exemplos de Kalou e Honda. Só que era sempre uma foto com o BFR (na arquibancada) no fundo, as vezes levava uma bola, posava com a camisa e era sempre para extrair uma foto, no máximo três. A gente começou a fazer muito, não sei se nos outros clubes é assim, ensaios de uniformes. Todo lançamento de camisa a gente fazia um ensaio no estádio, tinha uma camisa que tinha referência do Rio de Janeiro (da Kappa) e nós fomos para a praia, na comunidade, na Lapa... Uma a referência era os anos 90 então nós pegamos um Opala e um Cadete, sempre também utilizando atletas, e eles sempre ficavam satisfeitos, falavam que era muito maneiro, algo diferente - completou.

+ E o Matheus Pereira? Mazzuco explica busca do Botafogo por meia

Por ser o principal fotógrafo do clube, Vítor vive a rotina de acompanhar os eventos do dia a dia do Botafogo: rotina de treinos, jogos e cerimônias importantes. As apresentações de jogadores dão a liberdade, de certa forma, "quebrar o ciclo" e explorar novas formas de buscar fotografias.

- Acho até que virou algo de boas-vindas, todo jogador que chega tem um ensaio fotográfico, quando temos tempo damos uma volta no estádio, buscamos outros cenários e ações legais, a gente vai tentando criar algo criativo para a chegada do atleta. São fotos que não são perecíveis, que duram para sempre, dá para fazer um quadro. Graças a Deus eu tenho tido ótimas respostas dos próprios atletas, muitos vindos da Europa, de centros mais ricos, e falando que nunca viram isso, e dá para irem utilizando as fotos com o passar de tempo em vários sentidos, até para a rede social. É só mais um braço da nossa assessoria de comunicação, que é muito criativa, além da BotafogoTV. Eu como fotógrafo senti que esse é um momento que não podia ficar limitado a parte de treinos, apresentação oficial e uma foto no estádio - contou o profissional.

Gustavo Sauer - Botafogo
Gustavo Sauer - Botafogo

O ensaio de Gustavo Sauer, com o pôr de sol do Espaço Lonier em foco, é um dos mais valorizados por Vítor (Foto: Vitor Silva / Botafogo)

Com passagem em jornais antes de chegar ao Glorioso, Vítor afirma que a formação no impresso tem influência na forma como ele faz o trabalho atualmente.

+ Seleções na base, pegador de pênaltis e herói de título: quem é Lucas Perri, novo goleiro do Botafogo

- Era uma pegada editorial, até mesmo uma pegada de jornal, o que se fazia no LANCE! e Placar, até tem umas fotos inusitadas porque levavam os jogadores para vários lugares diferentes, eu lembro do Túlio segurando um peixe para provocar o Santos e foi uma junção dessas coisas. O fato de eu ter trabalhado em jornal e sempre ter que fazer um personagem, seja para o caderno de cultura ou esporte, ou retrato, que é uma foto mais inteligente. Com os jogadores chegando aqui a gente sempre tenta fazer uma composição de beleza do estádio, uniforme e com a presença dele (atleta) - explicou.

A seguir, Vítor falou ao LANCE! quais são as fotos favoritas que tirou nos ensaios fotográficos nas apresentações de jogadores no Estádio Nilton Santos que fez esse ano. Confira!

Lucas Piazon - Botafogo
Lucas Piazon - Botafogo

Lucas Piazon (Foto: Vitor Silva / Botafogo)

Oyama - Botafogo
Oyama - Botafogo

Luís Oyama (Foto: Vitor Silva / Botafogo)

Eduardo - Botafogo
Eduardo - Botafogo

Eduardo (Foto: Vitor Silva / Botafogo)

Luiz Henrique - Botafogo
Luiz Henrique - Botafogo

Luís Henrique (Foto: Vitor Silva / Botafogo)

Dylan Talero - Botafogo
Dylan Talero - Botafogo

Dylan Talero (Foto: Vitor Silva / Botafogo)

Luiz Henrique - Botafogo
Luiz Henrique - Botafogo

Luís Henrique (Foto: Vitor Silva / Botafogo)

Vitor Sá - Botafogo
Vitor Sá - Botafogo

Victor Sá (Foto: Vitor Silva / Botafogo)

Danilo Barbosa - Botafogo
Danilo Barbosa - Botafogo

Danilo Barbosa (Foto: Vitor Silva / Botafogo)

Cuesta - Botafogo
Cuesta - Botafogo

Victor Cuesta (Foto: Vitor Silva / Botafogo)

Gabriel Pires - Botafogo
Gabriel Pires - Botafogo

Gabriel Pires (Foto: Vitor Silva / Botafogo)

Adrielson - Botafogo
Adrielson - Botafogo

Adryelson (Foto: Vitor Silva / Botafogo)

Adrielson - Botafogo
Adrielson - Botafogo

Adryelson (Foto: Vitor Silva / Botafogo)

Tiquinho Soares - Botafogo
Tiquinho Soares - Botafogo

Tiquinho Soares (Foto: Vitor Silva / Botafogo)

Tiquinho Soares - Botafogo
Tiquinho Soares - Botafogo

Tiquinho Soares (Foto: Vitor Silva / Botafogo)