Adversários na 10ª rodada, Palmeiras e Botafogo voltam a se enfrentar pelo Brasileirão após 16 meses

Palmeiras e Botafogo se enfrentaram pela última vez em fevereiro de 2021 (Foto: Vítor Silva/ BFR)


Palmeiras e Botafogo se enfrentam nesta quinta-feira (9), às 19h, no Allianz Parque, pela décima rodada do Brasileirão. O duelo marca o reencontro das equipes que não medem forças pela competição nacional desde fevereiro de 2021.


GALERIA

> Veja cinco dicas por posição para a 10ª rodada do Brasileirão
> Tem torcedor nervoso? Os memes do sorteio das oitavas da CDB

TABELA
> Confira a tabela completa e simulador do Brasileirão!

A última vez em que os dois times se enfrentaram no Brasileiro foi no dia 2 de fevereiro do ano passado, pela 33ª rodada, em situações muito diferentes na temporada. Na ocasião, empate em 1 a 1 na casa palmeirense.

O time de Abel Ferreira entrou em campo três dias após levantar a taça da Libertadores e de olho no Mundial. Além disso, com o resultado, assumiu a sexta posição na tabela do nacional – onde terminou em terceiro. A equipe alvinegra, por outro lado, continuava na última colocação e teve o rebaixamento decretado na rodada seguinte, com a derrota para o Sport-RE.

Na partida, o campeão da América começou melhor e abriu o placar com Emerson Santos, mas baixou a guarda rapidamente e deixou o Botafogo igualar forças. Hoje no Verdão, o centroavante Rafael Navarro, inclusive, foi o autor do gol do clube carioca, que até flertou com a vitória, mas saiu de campo com mais um tropeço.

Já no Brasileirão de 2019, o Palmeiras venceu os dois confrontos disputados com o Fogão pelo placar 1 a 0. Contudo, no ano seguinte, o time comandado por Bruno Lazaroni, na época, conquistou o triunfo em casa por 2 a 1.

A partida entre Verdão e Botafogo marca, ainda, o primeiro encontro entre Abel Ferreira e Luís Castro, dois portugueses no futebol brasileiro. O comandante do Palmeiras está em território tupiniquim desde 2020 e conquistou cinco títulos no clube. Já o técnico do time carioca chegou ao país em março, e tem como missão levar o mais novo clube-empresa de volta ao patamar mais alto.

Por fim, o retrospecto geral do duelo no torneio nacional conta com 55 jogos disputados, 24 resultados positivos para o lado Alviverde, 16 empates e 15 vitórias para o Alvinegro do Rio de Janeiro.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos