61 jogos nesta segunda-feira no 37º Bahia Juniors Cup

Thiago Parmalat


Sessenta e uma partidas marcam a segunda-feira na disputa da 37ª edição do Bahia Juniors Cup, em Salvador (BA), torneio dos mais importantes do juvenil do país e dos que mais revelam talentos para o tênis nacional, realizada no Costa Verde Tennis Clube, no bairro de Piatã, na capital baiana. O torneio tem parceria com a Federação Bahiana de Tênis e conta com o apoio da Sudesb.

A competição, que tem atletas de sete países (Brasil, Chile, Argentina, Estados Unidos, Japão, Itália e Peru), terá todos os jogos da chave principal nas categorias 18 anos (pontos no ranking mundial), além de 16 e 14 anos (ranking sul-americano) mais semifinais do masculino e final feminina dos 12 anos (ranking nacional).

Na categoria principal, os baianos estarão na disputa com Luana Paiva jogando na quadra principal contra Julia Bortoluzzi não antes de 12h. Gabriel Godoy enfrenta o qualifier chileno Bastian Zamora na mesma quadra, não antes das 15h. Luise Bastos, neta de um dos precursores do torneio na década de 80, joga em torno de 13h30 contra a brasileira Marina Adati.

O principal favorito no masculino é o argentino Gonzalo Zeitune que encara o brasileiro Stephan Noale. O cabeça de chave 2 é o paranaense Gustavo Almeida, de origem humilde e convocado para a Seleção Brasileira que disputa a Copa Davis juvenil, em Antália, na Turquia, em novembro. Ele enfrenta o mineiro William Norton. No feminino, a favorita é a chilena Martina Pavissch que enfrenta a brasileira Júlia Pereira. Olivia Carneiro é a cabeça de chave dois e encara a brasileira Vitória Maximiliano.

As categorias 16 e 14 anos começam a partir das 8h e nos 12 anos os baianos vão brigar por títulos no masculino e feminino. Entre os meninos, Felipe Argolo e Felipe Oriá fazem duelo baiano na semifinal não antes das 14h. O outro confronto será entre o alagoano Gustavo Souza, de Alagoas, e o capixaba Matheus Kimura. Entre as meninas a final será totalmente baiana entre Clara Miranda e Gabriela Bettoni, duelo a partir das 11h.

O torneio vai até o dia 1º de outubro, próximo sábado.

O Bahia Juniors Cup tem tradição de revelar grandes nomes do tênis nacional. No ano passado, o carioca João Fonseca conquistou seu primeiro título internacional e hoje se encontra como o 55º do mundo com apenas 15 anos e oitavas de final em Roland Garros e Wimbledon nesta temporada. Gustavo Kuerten foi campeão em 1993 passando na final pelo baiano Duda Catharino Gordilho em final de três sets. Marcelo Melo, André Sá, Jaime Oncins e Flávio Saretta, entre outros já jogaram o torneio que acontece desde 1985.