Última rodada da Série C: quem são os classificados e rebaixados para a Série D

Aparecidense bateu o Botafogo-PB em Aparecida de Goiânia (Divulgação/Aparecidense)


Na tarde deste sábado (13), a rodada final da Série C foi de definição dos oito clubes classificados para a segunda fase, onde são conhecidas as equipes que chegam a Série B, e também das equipes que caíram para a Série D. Nesse caso, o destaque negativo ficou por conta do Brasil de Pelotas, que caiu da B em 2021 e, agora, vai disputar a quarta divisão do Campeonato Brasileiro.

>Neymar se torna o assunto mais comentado do Twitter

OS CLASSIFICADOS

Duas partidas na rodada movimentaram os oito melhores classificados da primeira fase. O Vitória, que em nenhuma rodada tinha ficado nas oito primeiras posições, venceu o Brasil de Pelotas por 3 a 1 no Barradão lotado e terminou como 7º colocado.

Já a Aparecidense enfrentou o Botafogo-PB em confronto direto e, dentro de casa, venceu a equipe paraibana por 1 a 0, gol marcado por Alex Henrique ainda com quatro minutos de jogo. Dessa forma, a representação de Aparecida de Goiânia tirou seu adversário da zona de classificação e assumiu a oitava colocação.

Mirassol, Paysandu, Figueirense, Volta Redonda, Botafogo-SP e ABC foram as outras equipes classificadas para a próxima fase.

OS REBAIXADOS

Na luta contra o rebaixamento para a Série D, o Floresta venceu o já classificado Paysandu e se salvou. O tento salvador veio dos pés de Raphael Luz aos nove minutos do embate disputado no Banpará Curuzu.

Enquanto isso, no confronto direto, Confiança e Atlético Cearense duelaram e a equipe alagoana rebaixou os cearenses. Com a derrota do Atlético por 1 a 0, o Altos, mesmo sendo goleado por 4 a 1 contra o São José-RS, acabou se salvando ao ficar na 16ª colocação.

Assim, as equipes que disputarão a Série D na próxima temporada são: Atlético Cearense, Brasil de Pelotas, Ferroviário e Campinense.

O QUADRANGULAR

Na edição 2022, os oitos times classificados foram divididos em dois grupos de quatro clubes cada, tendo como base a posição na tabela de classificação.

Os dois primeiros de cada uma das chaves irão subir para a Série B do Brasileiro do próximo ano sendo que os líderes dos respectivos grupos também possuem direito de fazer a final da Série C desta temporada.

COMO FICOU A DIVISÃO DOS GRUPOS

Grupo B

1º - Mirassol
4º - Volta Redonda
5º - Botafogo-SP
8º - Aparecidense

Grupo A

2º - Paysandu
3º - Figueirense
6º - ABC
7º - Vitória