Base é responsável por 40% dos gols do Vasco nesta Série B

Eguinaldo já marcou três vezes nesta Série B (Daniel RAMALHO/VASCO)


Em meio a uma campanha irregular e contratações que não corresponderam, os crias de São Januário têm assumido o protagonismo no Vasco. Prova disso foi a vitória por 4 a 1 sobre o Náutico, na última sexta-feira, com três gols de garotos revelados pelo Cruz-Maltino. Assim, os meninos da Base Forte têm se mostrado cada vez mais importante para o time profissional.

Um bom exemplo desta importância é mesmo o número de gols marcados. Até o momento, o Vasco fez 35 gols nesta Série B. Destes, 14 foram anotados por garotos que vieram da base do clube. Ou seja, 40% do total. Andrey Santos, com seis, já o vice-artilheiro do time no Brasileiro, atrás apenas de Raniel. Eguinaldo e Figueiredo, com três cada, além de Gabriel Pec e Marlon Gomes, com um, também deixaram suas marcas.

Um recorte apenas do segundo turno deixa a participação e a evolução dos garotos da base ainda mais evidente. Nos 11 jogos do returno, o Vasco marcou 16 gols, sendo dez feito pelos garotos da base, o que representa 62,5% do total.

Assim, os garotos do Vasco vão ganhando cada vez mais espaço no time principal. Atualmente, Andrey Santos e Marlon Gomes podem ser considerados titulares incontestáveis. E Eguinaldo pode ser firmar na equipe jogando pelo lado, como bem mostrou na partida contra o Náutico.

Com a força da base, o Vasco segue firma na briga pelo acesso para a elite do futebol brasileiro. Atualmente, o Cruz-Maltino é o quarto colocado, com 48 pontos, três a mais que o Londrina. O time volta a campo na próxima quarta-feira, às 21h, no Mineirão.