Áudio do VAR de Fluminense x Fortaleza explica contato em pênalti sobre Matheus Martins


A CBF divulgou, nesta quinta-feira, os áudios e imagens do VAR que definiram alguns dos principais lances da classificação do Fluminense sobre o Fortaleza na Copa do Brasil. Os dois lados reclamaram da arbitragem, mas o clube cearense foi bastante incisivo nas críticas, especialmente no pênalti marcado em Matheus Martins que originou o primeiro gol do Tricolor.

O primeiro lance de polêmica foi no gol do Fortaleza que abriu o placar no Maracanã. Aos 11 minutos, Titi fez lançamento, Thiago Galhardo ficou com a bola e, no fim, após rebatidas em Fábio e Manoel, Nino acabou empurrando para a rede contra. O Fluminense reclamou de falta em Jhon Arias na origem. Nesse caso, a CBF nem disponibilizou os áudios que definiram a legalidade do momento.

Veja os confrontos da Copa do Brasil

PÊNALTI E GOL DE CANO

O lance mais polêmico foi quando o Fluminense marcou pela primeira vez, colocando naquele momento o placar em 2 a 2 no agregado (2 a 1 na partida). Matheus Martins foi derrubado por Brítez e inicialmente o árbitro Wilton Pereira Sampaio marcou apenas a falta. Os jogadores do Flu reclamaram e o VAR indicou que o contato ocorreu dentro da área. Veja o diálogo.

- Checando dentro ou fora. Preciso do ponto de contato e depois vou dividir a tela, tá? Vamos frame a frame. Para. Esse é o momento do contato. Mais um para frente, mais um para trás. Esse não tem contato. Contato é canela no pé. Mostra o outro. Esse é o contato - analisa Pablo Ramon Goncalves Pinheiro, do Rio Grande do Norte, que comandou o VAR.

- Wilton, Pablo falando. Revisão factual. A falta acontece sobre a linha. Dentro da área, penal, ok? - avisa Pablo.

- A falta foi clara, né? - pergunta Wilton Pereira de Sampaio.

- Falta claríssima - completa o assistente.

Outro lance que demandou revisão foi o gol de Germán Cano. Aos 26 minutos do segundo tempo, Nonato encontrou Arias pela direita, o colombiano cruzou e Cano se jogou fazer o 2 a 2. O VAR revisou o momento por um possível impedimento. Por ser milimétrico, a equipe traçou as linhas e entendeu que não havia irregularidade.

Impedimento Cano - Fluminense x Fortaleza
Impedimento Cano - Fluminense x Fortaleza

Lance ajustado de impedimento de Cano (Foto: Reprodução)